Áreas com equipamentos públicos em Natal terão reforço no patrulhamento

Semdes

A Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) vai iniciar reforço no patrulhamento direcionado aos equipamentos de uso público como praças, quadras esportivas, academias da terceira idade e parques. O plano do Comando da GMN junto com a Coordenação da Romu é seguir um cronograma predefinido de rondas preventivas compreendendo pelo menos dois bairros a cada dia.

Segundo o coordenador da Ronda Ostensiva da GMN, Alexandre Melo, o serviço de patrulhamento móvel já é uma constante das equipes lotadas na Romu, a diferença agora é priorizar os locais de uso público no intuito de gerar segurança para os frequentadores e inibir ações de roubos, furtos, consumo de entorpecentes e vandalismo. “É um plano que daremos andamento com a missão da manutenção da ordem pública, da preservação dos equipamentos de uso coletivo e do aumento da sensação de segurança dos cidadãos”, comentou.

O patrulhamento preventivo deve agir em três frentes de ostensividade, sendo a circulação dos guardas monitorando as áreas públicas de uso coletivo do bairro contemplado, ponto base com presença fixa por algum tempo e abordagens a suspeitos. “Esse tipo de trabalho é essencialmente de prevenção, mesmo móvel, traz segurança para aquela área, pois onde há circulação ostensiva de rondas os delitos caem e o local fica mais seguro”, explicou o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz.

O plano de prevenção nos locais de equipamentos públicos vai priorizar os horários quando existe maior circulação de pessoas, no entanto as rondas contemplam também patrulhamento em momentos de baixo movimento com a passagem da vigilância de maneira lenta observando o perímetro. No plano a cada dia esse trabalho vai chegar com maior presença num bairro específico dentro do roteiro predefinido.

Para acionar as viaturas de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições de área serão acionadas para atender o chamado.