Prefeito Álvaro Dias participa da posse da procuradora Elaine Cardoso no MPRN

Reprodução/Secom

O prefeito Àlvaro Dias participou na tarde desta sexta-feira (18) da posse da procuradora Elaine Cardoso como procuradora Geral de Justiça, sendo a primeira mulher a assumir o cargo máximo do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Ela ficará à frente do cargo no biênio 2021-2023.

A cerimônia foi concorrida e em formato híbrido,  transmitida pelo Youtube do Ministério Público. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou a cerimônia de modo remoto, assim como demais autoridades do Estado e do judiciário.

"Desejo sucesso à procuradora Elaine Cardoso, à frente do Ministério Público do RN, órgão que promove a Justiça e Cidadania na nossa sociedade. Parabenizo ainda,  como primeira mulher a assumir a Procuradoria Geral de Justiça no nosso Estado", disse o prefeito Álvaro Dias.

Em seu discurso de despedida, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, disse que esta é uma despedida “feliz pela grata convicção do dever cumprido, de que os laços com a verdade e honra foram seguidos e que as pessoas foram priorizadas no dever de proteger a população, ao lembrar a atuação do MP durante a pandemia”.

Já empossada, a PGJ Elaine Cardoso de Matos Novais lembrou o papel do  Ministério Público como defensor dos direitos da sociedade, do regime democrático, dos direitos sociais e individuais indisponíveis, e como órgão agente no combate ao crime e à corrupção. Se compararmos o Ministério Público de 20 anos atrás e de hoje, é indubitável o relevo que a instituição alcançou, a abrangência desse trabalho e a necessidade de aprimoramento contínuo, mas que não afasta a necessidade de ficarmos atentos e vigilantes quanto às iniciativas que queiram restringir essa atuação e que buscaremos incessantemente combater”.

A nova chefe do PGJ foi saudada pela 11ª procuradora de justiça, Darci Pinheiro. Em discurso gravado, a magistrada lembrou a representatividade do momento. “O Ministério Público inaugura de modo positivo, penso eu, neste rito de passagem um modelo social que deve repudiar a discriminação de gênero”, citando outras mulheres que tentaram, por várias vezes, concorrer ao cargo, “mas não conseguiram vencer a primazia dos homens.”