Parceria entre Semsur e Polícia Militar melhora iluminação pública

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em parceria com a Guarda Municipal do Natal (GMN) e o Comando Geral da Polícia Militar, está realizando uma ação preventiva na área de segurança pública. O objetivo é melhorar a iluminação de diversas ruas e logradouros, com base em um relatório dos pontos de iluminação feito pela PM. O bairro de Felipe Camarão é o primeiro contemplado pela ação nomeada “Natal Iluminada”, que começou na última terça-feira (15).

Há cerca de um mês, o titular da Semsur, João Bastos, solicitou ao comandante geral da PM, Coronel Francisco Araújo, uma listagem com os pontos da cidade em que a deficiência de iluminação pública possa influenciar no aumento da criminalidade e violência. De posse desse documento, a Secretaria começou o trabalho pela comunidade com maior índice de violência e maior número de pontos de luz com defeitos, continuando o trabalho até as regiões menos críticas.

“O relatório está nos ajudando a melhorar a iluminação da cidade, pontuando os locais que precisam de ajustes. Essa medida vai ajudar a polícia no combate à criminalidade, pois entendemos que a falta de luminosidade contribui para o aumento de ocorrências policiais”, explicou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Salatiel de Souza.

O programa “Natal Iluminada” vai identificar a necessidade de cada ponto da cidade informado pela PM. A Semsur vai realizar os trabalhos de trocar de lâmpadas, aumento de potência e implantação de novas luminárias. “Existem locais em que não há lâmpadas apagadas, mas precisamos mudar a potência, que é antiga e se tornou ineficaz para a devida região”, ressaltou Salatiel de Souza.

Relatório
De acordo com o relatório entregue pela PM, a região Leste é a mais crítica. Em Felipe Camarão, existem 23 ruas e cerca de 30 postes com defeito na iluminação. O problema foi identificado também em 31 postes no bairro do Planalto, 11 postes no Guarapes e quatro equipamentos na Cidade da Esperança.

A zona Norte é uma das regiões com maior número de pontos de luz identificados com defeitos, por ser também a maior área da cidade. Ao todo, são 34 ruas identificadas pela PM e, dessas, 10 ruas pertencem ao bairro de Nossa Senhora da Apresentação.

Na Zona Leste, foram identificadas apenas nove ruas que precisam dos ajustes de iluminação da Semsur. O bairro com maior número de especificações é Mãe Luiza, com sete ruas identificadas do total. As outras duas ruas estão localizadas em Petrópolis e outra nas Rocas.

A Zona Sul detém o menor número de problemas de iluminação relativo à violência. São cinco ruas identificadas, nas quais, apenas duas das vias pertencem ao município de Natal. As outras pertencem ao município de Parnamirim. De acordo com Salatiel de Souza, os locais marcados no relatório que não sejam de competência da Semsur, serão informados aos seus respectivos responsáveis.

“Percebemos que no relatório existem regiões que ficam nas delimitações do município, e que já não são áreas de atuação da Semsur, como o caso dos nossos vizinhos, Nova Parnamirim e Extremoz. Mas não é por isso que vamos deixar de contribuir para a melhoria dessas regiões. Vamos informar a cada responsável para que seja tomada uma medida, tal qual a Semsur está tomando”, ressaltou o secretário adjunto.

Em alguns bairros de Natal não foram identificados problemas de iluminação relativo à criminalidade, como é o caso do Bairro Nordeste e do Bom Pastor. De acordo com o relatório enviado pela PM, esses locais estão “sem lâmpadas queimadas, mas com trechos de baixa luminosidade como a rua da subestação da CHESF e a Sampaio Correia, próxima à linha do trem”.

Expansão da rede de iluminação pública

Na capital, existem cerca de 51 mil pontos de luz, pertencentes ao município. No início do ano, a Prefeitura fez um acordo com a empresa de telefonia, Telemar, para que fossem utilizados os postes para instalação das luminárias, surgindo como uma opção de baixo custo e de eficiência para muitas regiões. Mas, com o programa “Natal iluminada”, a rede de iluminação pública do município pode ser expandida, nos locais que necessitam de novos postes.

Além dessa ação específica, a Semsur realiza operações de manutenção diária de toda a iluminação pública da cidade, com equipes de plantão em ronda 24 horas por dia. A população pode auxiliar a Semsur a identificar pontos que necessitem de reparo. Basta ligar para o telefone 156, que funciona todos os dias da semana. A ligação é gratuita.