Em Natal, Sassá pode chegar a 150 vitórias com a camisa da seleção brasi

Passados oito anos da primeira convocação para a seleção brasileira principal de vôlei, em 2002, a ponteira Sassá está prestes a alcançar uma marca histórica. Se o Brasil vencer os dois amistosos que serão disputados contra o Japão nesta quinta (17), às 19h, e sexta-feira (18), às 21h, no ginásio Nélio Dias, em Natal, a jogadora chegará a sua 150ª vitória com a camisa verde-amarela.

"Estar por tanto tempo numa seleção tão competitiva é uma honra. Fico muito feliz. Não sabia que poderia chegar a esta marca. Isso me motiva ainda mais. Saber que a cada ano o trabalho é reconhecido é motivo de orgulho. Minha vontade é permanecer na seleção por muito tempo", contou Sassá, de 27 anos.

Do grupo atual, Sassá é a atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira, defendendo a equipe em 177 partidas. "Além de mim, há outras jogadoras experientes no grupo, como a Fabi e a Sheilla. Nós procuramos ajudar ao máximo as atletas mais novas, que estão chegando agora. Faz parte da responsabilidade das jogadoras com mais rodagem", disse a ponteira, que traz no currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, cinco títulos do Grand Prix, dentre outras conquistas.

"A emoção de um título, de subir no lugar mais alto do pódio, não tem preço. E estamos sempre querendo mais. A sensação da conquista é maravilhosa e não cansa nunca", explicou Sassá, mineira de Barbacena.

Sobre os amistosos contra o Japão, que fazem parte da preparação do Brasil para o Grand Prix 2010 - disputado de 6 a 29 de agosto, com fase final na China -, Sassá espera jogos difíceis.

"A seleção do Japão é complicada, luta até o fim, nunca entrega os pontos. Elas possuem um sistema defensivo muito bom. Além disso, quando jogamos contra as japonesas somos muito exigidas mentalmente. No fim do jogo, o cansaço mental é maior do que o físico. Será um bom teste", encerrou.

Grandes eventos
A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância da realização de eventos esportivos de grande porte em Natal, pois contribui positivamente para imagem da cidade na mídia nacional e internacional. "Além disso, também estimula a população para prática saudável de uma atividade esportiva, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população natalense", destacou.

O titular da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Tertuliano Pinheiro, destacou que Natal vem se transformando na atual gestão do executivo municipal natalense, em um local para realização de grandes eventos esportivos. "Tivemos o jogo de basquete entre as equipes do Flamengo do Rio de Janeiro e Minas Tênis Clube, de cinco grandes corridas de rua, da partida entre a seleção brasileira de futebol de salão e um combinado do resto do mundo e agora a seleção feminina de voleibol".
O secretário acrescentou que a partir do próximo mês de julho a Prefeitura Municipal do Natal iniciará uma grande reforma nas 94 quadras de esportes da capital potiguar, em mais um grande benefício para população, que terá reformadas equipamentos urbanos que estimulam a pratica esportiva e a saúde dos natalenses.