Prefeito participa de assinatura de acordo entre Ministério de Desenvolvimento Regional e Sebrae

Joana Lima/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou nesta segunda-feira (28) da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Sebrae Nacional, para ações de fortalecimento de cadeias produtivas de municípios brasileiros, criando rotas empreendedoras de pequenos negócios. A assinatura contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e demais dirigentes do Sebrae RN, Marcelo Queiroz (presidente do Conselho Deliberativo), José Ferreira de Melo Neto (diretor superintendente), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e Marcelo Toscano (diretor de operações). Também participaram outras autoridades municipais e das esferas estadual e federal.

Quase 60 municípios do RN vão iniciar o projeto-piloto nacional. O objetivo será promover o desenvolvimento econômico das cadeias produtivas de moda, queijo e mel (apicultura e meliponicultura) e da Rota do Cordeiro (ovinos e caprinos). O projeto prevê dois anos de duração atendendo a mais de 3 mil empreendedores, dando suporte de gestão e tecnologia de baixo custo, por meio do avanço do ambiente de negócios e de políticas públicas nas áreas de sustentabilidade, inovação, acesso a mercados e turismo.

O ministro Rogério Marinho lembrou episódios de luta mútua em prol do desenvolvimento e por meio da tecnologia, e disse que a inovação e a resiliência apontam o caminho para a mudança de cenários. “Por mais simples que possa parecer, esse acordo é extremamente importante. No semiárido vivem milhões de pessoas, temos a expertise e povo trabalhador, do outro lado ferramenta e entidades. Temos que misturar,  fazer a mediação e gerar ações que permitam que o fruto gerado possa ser repartido com mais pessoas”.

O prefeito Álvaro Dias ressaltou que o momento é de entusiasmo ao lembrar que o coração do Rio Grande do Norte espera uma transformação com a chegada das águas do São Francisco e a Barragem de Oiticica. “Quero lembrar que neste momento uma obra sonhada secularmente está chegando e é da maior importância por que vai transformar e possibilitar a independência hídrica de municípios do Seridó”. Álvaro Dias também lembrou que as ações integradas têm o poder de fomentar a interiorização do turismo, que é rico em paisagem, clima e em festejos culturais. “Essas rotas vão permitir que se olhe para nossa região serrana, pois temos a Serra da Formiga, Lagoa Nova, as festas de Sant’Ana”, disse.

O diretor do Sebrae nacional, Bruno Quick, destacou que a parceria com o Governo Federal é um sonho antigo que somente agora se concretiza. “Nada acontece por acaso e entendemos que a hora não tinha chegado, agora se concretiza por que quando as causas se aproximam, os propósitos unem”. O apoio ao movimento municipalista foi pontuado pelo gestor. “É nos municípios onde a vida acontece e essa relação com os municípios potencializa as vocações locais. Os produtos terão os nomes da região, da comunidade e do artista. A beleza dessa iniciativa é revelar as belezas do Brasil”.