Projeto proporcionará acessibilidade e segurança a pedestres em Natal

Alex Régis/Secom

O prefeito Álvaro Dias se reuniu com secretários na manhã desta sexta-feira (02), na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), para discutir ações que definem o projeto de revitalização e recuperação dos espaços públicos com implantação de rotas de deslocamento para os pedestres de diversos bairros de Natal. O projeto irá trazer acessibilidade, segurança e beleza.

“Estamos ampliando o direito das pessoas, primordialmente as que caminham. Pretendo revitalizar Natal para as pessoas, devolver o acesso a ambientes mais saudáveis, seguros e garantir que idosos, crianças, mães com carrinhos de bebê, pessoas em cadeira de rodas ou deficiência visual, ou seja, todas as pessoas possam transitar com segurança pelas calçadas da cidade. Tenho certeza que seremos referência para outras cidades”, projeta o prefeito Álvaro Dias.

Segundo a secretária adjunta de fiscalização e licenciamento da Semurb, Alessandra Marinho, favorecer o pedestre e garantir a acessibilidade em Natal é uma preocupação do prefeito Álvaro Dias que deseja adequar a cidade para as pessoas. Este projeto, com duração de 18 meses, vai tornar esse desejo real, através de calçadas com aplicação de acessibilidade e do desenho universal, garantindo que seja beneficiado o maior número de pessoas.

A secretária adjunta da Semurb ainda adianta que a Prefeitura do Natal está selecionando um projeto piloto da obra que terá início daqui a aproximadamente 60 dias numa área menor, para que possa ser avaliado o impacto da obra e seguir adiante com as demais calçadas. “A acessibilidade das calçadas é uma questão de extrema importância, pois quando não estão adequadas, todos sofrem, principalmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”, disse.

“Este projeto é importante para Natal porque vai remodelar e modernizar 70 quilômetros de calçadas nas quatro zonas da capital, com recursos em torno de R$ 29 milhões já assegurados que influi também na melhoria do trânsito e na qualidade de vida dos moradores. Além disso, as ruas serão caracterizadas por zonas, onde cada zona terá sua cor de identificação e esse padrão vai ser estendido aos ônibus, placas de ruas e logradouros”, finaliza o secretário da Semov, Carlson Gomes.

Atualmente, a norma prevê que o plano diretor municipal deve ser elaborado com um plano de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas e entre estas medidas estão calçadas com rampa e sem desníveis.