Trabalhadores do SUAS são priorizados na imunização contra Covid-19 em Natal

Semtas

As categorias profissionais que atuam nos serviços e programas do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Natal receberão a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 neste sábado (03).  Após uma conquista do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN), que através da a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pleiteou as vacinas para esse público,  onde ocorreu a aprovação da inclusão imediata de todos os trabalhadores do SUAS no plano estadual de imunização.

Sem medir esforços, o secretário da Semtas, Adjuto Dias, após sair a normativa do estado, se reuniu com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para acelerar a imunização destes trabalhadores. "Esses profissionais são pessoas que têm estado na linha de frente no combate à pandemia, pois a crise sanitária e econômica tem aumentado as desigualdades e colocado cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade social", disse o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias.

Para ele, a imunização destes profissionais é essencial. “Estou muito satisfeito por darmos início à imunização desse grupo, que atua diretamente com a população em maior vulnerabilidade social. Vacina é vida! Ela traz maior tranquilidade para os profissionais e não protege só os trabalhadores, mas, também, seus familiares", acrescentou Adjuto Dias.

Dentro do SUAS, além dos assistentes sociais, há diversas outras categorias, como psicólogos, pedagogos, advogados, terapeutas ocupacionais, educadores sociais, além dos auxiliares e assistentes administrativos e profissionais de limpeza, que atuam nos serviços das proteções sociais básica e especial de média e alta complexidade, como os Centros de Referência de Assistências Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência social (Creas), além das Unidades de acolhimento institucional, dentre outros.