Estudantes da Rede Municipal lançam o livro “Primeiras Sementes – Coletânea de Poesias”

Lili Gomes/SME

Um dia de literatura e poesia na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima. No último sábado (03), aconteceu o lançamento do livro “Primeiras Sementes – Coletânea de Poesias”, escrito por 15 estudantes do 6º ao 9º ano e coordenado pela professora e mediadora da Sala de Leitura, Simône Linhares.

O processo de construção do livro aconteceu quando a professora Simône Linhares percebeu a qualidade dos textos produzidos pelos estudantes durante as inúmeras oficinas de leitura realizadas por ela na Sala de Leitura da unidade de ensino localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. “Eles deram um retorno muito bom durante nossas oficinas. Quando eu percebi a qualidade dos textos poéticos comecei a trazer temáticas para eles. Depois tive a ideia de fazer a coletânea”, conta a professora.

Segundo a educadora foram impressos 250 exemplares que os estudantes estão vendendo ao preço de R$ 30,00. “O livro apresenta muita pureza, espírito jovem e metáforas e muito sentimento”, comemora Linhares que destaca o apoio de amigos editores e produtores no processo de confecção do livro.

Com 14 anos e matriculada no 9º ano do Ensino Fundamental, a estudante Larissa Vitória de Oliveira Maia conta um pouco dos sentimentos que transcreveu para o livro. “Eu contei um pouco da minha personalidade e um pouco do que faço no meu dia a dia, coisas que eu sinto e me inspiram”. A estudante destaca que o hábito da leitura é algo muito presente na vida dela, e que estava com muita saudade de reencontrar os amigos presencialmente.

Quem também fala da alegria de participar do livro é Pedro Paulo da Silva Borges, de 13 anos e aluno do 8º ano do Ensino Fundamental. “Eu estou muito feliz e até nervoso de participar deste momento. Eu sempre leio e nesse período de pandemia a leitura me distrai dos problemas, da tristeza. Eu me desconecto das coisas e volto energizado”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação durante o lançamento do livro “Primeiras Sementes – Coletânea de Poesias”, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano falou do contentamento em participar do evento literário. “O que vivemos nesta manhã de lançamento com as famílias, a escola e os autores do livro é de grande alegria. Este momento mostra o processo de construção na escola efetivamente acontecendo em relação à leitura literária e o que isso pode servir de inspiração para muitas outras escolas”, pontuou.