Prefeitura realiza o Fórum Interconselhos para a elaboração do PPA Participativo 2022/2025


Prefeitura realiza o Fórum Interconselhos para a elaboração do PPA Participativo 2022/2025
Arte/Sempla

O Plano Plurianual – PPA Participativo 2022/2025 da Prefeitura do Natal dá continuidade a sua etapa de participação social com a realização dos Fóruns Interconselhos, que terão abertura oficial nesta segunda-feira (12) com uma “live” no canal do YouTube da Prefeitura do Natal (youtube.com/natalprefeitura), a partir das 11h, sob a coordenação de Joanna Guerra, secretária municipal de Planejamento. 

O evento de abertura contará, ainda, com a participação de Érica Rayssa Eugênia Silva, assistente social, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica, e Antônio Sérgio Câmara, diretor de Relações Institucionais da Prefeitura do Natal e presidente do Comdica. Dos fóruns participam os conselhos de classe vinculados ao município do Natal. 

O PPA é um instrumento de fundamental importância do Planejamento Governamental. No caso da prefeitura, nele estão estabelecidos as diretrizes, objetivos, programas e metas a serem executados pela gestão municipal em um período de quatro anos. Previsto pelo Artigo 165 da Constituição Federal de 1988, o PPA contribui para a organização dos esforços e recursos do governo e da sociedade no sentido de garantir a efetividade das políticas públicas e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida para a população. 

“O PPA é construído no primeiro ano da gestão, por isso estamos trabalhando nele desde janeiro deste ano planejando e definindo metodologia, fazendo alinhamento técnico com órgãos municipais e realizando oficinas de capacitação, seminários de participação social e fóruns “, explica Joanna Guerra. Segundo ela, todo trabalho na esfera do executivo municipal será concluído em agosto, “com a redação final do documento e o seu envio à Câmara Municipal de Natal, pelo prefeito Álvaro Dias, para apreciação e deliberação daquela Casa Legislativa”. 

A secretária de Planejamento ressalta a importância do caráter participativo do PPA de Natal. “O propósito da gestão municipal é construir o seu PPA conjuntamente com o cidadão natalense, obedecendo ao princípio da gestão democrática e valorizando o diálogo com a sociedade para que o planejamento possa refletir de maneira mais precisa os anseios das comunidades, produzindo resultados positivos nas condições de vida da população”, diz Joanna.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389