Prefeitura entregou 4.080 cestas básicas em 27% dos Centros Municipais de Educação Infantil

Manoel Barbosa/SME

A Prefeitura do Natal entregou em sete dias 4.080 cestas básicas dentro do Programa Merenda no Lar, executado pela Secretaria Municipal de Educação, contemplando 20 Centros Municipais de Educação Infantil, o que significa 27% do total de 74 CMEIs.  Esta é a terceira etapa do programa, iniciado no ano passado, devido à pandemia.

Nesta sexta-feira (16), acontece a entrega de 634 cestas, em mais três centros infantis, localizados nas regiões Oeste e Leste da capital potiguar, são eles: CMEI Francisca Anastácia (284), CMEI José Alves Sobrinho (180) e CMEI João Perestrelo (170). A gestora administrativa do CMEI Francisca Anastácia, Maria Gorete Paiva da Costa, conta que a entrega segue com bastante tranquilidade e organização. O CMEI atende as etapas de Creche e Pré-Escola, com as turmas de Berçário e Nível I ao IV e está situado no bairro Dix-Sept Rosado.

Para o pai de Lorenzo Gabriel Mendes da Silva, do Nível I, Erick Darvin Paiva da Silva, a distribuição das cestas representa uma ajuda muito importante para as famílias. “Agradeço a Prefeitura do Natal e a gestão do CMEI pelo apoio e trabalho desenvolvido com as crianças”.

A entrega dos gêneros alimentícios também já ocorreu nos seguintes Centros Municipais de Educação Infantil: Maria das Graças Mota (260), Paulina Engrácia (110), Maria Luiza (281), Arnaldo Arsênio (290), Raquel Figueira (233), São Francisco de Assis (145), Galdina Guimarães (182), Maria Eunice Davin (213), Moema Tinoco (79), Libânea Medeiros (189), Maria dos Martírios (141), Mailde Pinto (350), Santa Mônica (132), Maria Abigail Barros de Azevedo (218), Marilanda Paiva (231), Frei Damião (178) e Clara Clamarão (214).

Muito emocionada a mãe de Isabel da Silva Teixeira, do Nível IV, do CMEI Professora Maria das Graças Mota, Maria de Jesus da Silva, ressaltou que “esse momento que estamos passando é difícil demais, pois estou desempregada. Agradeço muito pela ajuda, só sabe a importância dela, quem realmente precisa”.

A diretora pedagógica Dumara Alves Ferreira, do CMEI Maria Luiza, explicou que a equipe de docentes e de apoio, em torno de vinte e três pessoas, estavam envolvidas na organização da entrega das cestas dos 281 estudantes. “Seguindo as orientações da SME, fizemos um cronograma obedecendo a turma matriculada e o horário e os pais estavam bem ansiosos para receber a cesta básica, porque eles utilizam essa merenda para alimentar a criança e consequentemente a família”, afirmou.

“Foi um dia de muita alegria para a comunidade escolar do CMEI Raquel Filgueira. A nossa equipe deu todo o apoio, atenção e carinho para que ocorresse tudo bem nas entregas das cestas básicas”, disse a gestora pedagógica do CMEI Raquel Maria Filgueira, Karoline Rose Soares.

O pai de Marina Oliveira do CMEI Raquel Maria Filgueira, Erivaldo Silva de Oliveira agradeceu: "Estou muito satisfeito com as entregas, a recepção foi espetacular. Quero agradecer a todos que me acolheram aqui no CMEI e acrescentar que espero que minha filha cresça muito neste CMEI”.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Wanessa Rodrigues, nesta etapa uma pequena mudança foi feita para as crianças que estudavam no Nível IV dos centros infantis e que migraram para o primeiro ano nas escolas municipais. “Todas as crianças que estão matriculadas no ano de 2021 receberão as cestas nas unidades de ensino que estão com matrículas efetivadas, então as crianças que eram do Nível IV, e que migraram para o primeiro ano nas escolas, receberão as cestas nas escolas, logo após a conclusão das entregas para os CMEI”, explicou a diretora do DGE.