Protocolo de Retorno Presencial é publicado com atualizações

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (22) uma versão atualizada do Protocolo Para Retorno Presencial das Atividades Escolares da Rede Municipal de Ensino.

Com o início do ano letivo de 2021, alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) já retomaram as atividades presenciais e escalonada no último dia 14 e para as escolas de Ensino Fundamental que atendem os Anos Iniciais, o retorno está marcado para o próximo dia 04 de agosto.

No documento, as diretrizes para o retorno deixam claro que ele será gradual e escalonado, no formato híbrido, mantendo atividades não-presenciais. Concluído em junho, o ano letivo de 2020 aconteceu exclusivamente no formato não-presencial desde o início da pandemia, lançando mão de diversas estratégias metodológicas para atender todos os alunos diante das limitações de cada realidade.

O protocolo está dividido em ações Administrativas de Biossegurança, Normativas e Pedagógicas que, integradas poderão ser analisadas a fim de atestar a eficácia e proteção da comunidade escolar, considerando a importância da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, prosseguirem em sua vida estudantil.

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, explica que diante da diminuição da taxa de transmissibilidade e da ocupação de leitos no município estar bem abaixo que os 80% estabelecidos para o retorno, além da vacinação alcançar, pelo menos com a primeira dose, todos os profissionais da educação, será possível a retomada presencial das atividades escolares no ano letivo 2021, que iniciou oficialmente no último dia sete de julho.

“O protocolo tem por objetivo contemplar todos que compõem a Rede de Ensino, sejam agentes públicos, gestores escolares, docentes, coordenadores pedagógicos, inspetores escolares, funcionários, estudantes e seus pais, pois a vida deve ser sagrada a todos e o educar não se faz sem que a vida seja respeitada, cuidada e valorizada”, reforça a secretária.

A Rede atende hoje 55 mil estudantes, soma-se a este universo 2.000 professores, 777 educadores infantis, 2.062 funcionários, 517 estagiários, divididos em 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 72 Escolas de Ensino Fundamental.