Organização da Jenat 2021 comemora números expressivos de participação

SME

A XXI edição da Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), que pela primeira vez foi realizada de forma exclusivamente virtual, apresentou números significativos de público e atividades desenvolvidas. De acordo com a coordenação geral da jornada, o evento contou com a participação de 2.497 profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino, contemplando 1.729 docentes, 207 gestores de escolas, 181 profissionais de coordenação pedagógica, 126 estagiários, 183 profissionais que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) e 71 ministrantes de atividades, que representaram 18 instituições de ensino de diferentes regiões do país e até mesmo do exterior.

Nesta edição de 2021, com dois dias de programação online, foram oferecidas 96 atividades diferentes para os profissionais de educação inscritos, assim distribuídas: 39 minicursos, 31 workshops/oficinas e 26 relatos de experiências, que abordaram as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso importante para a realização de atividades de ensino, de aprendizagem e de gestão.

A coordenadora geral da comissão organizadora da Jenat, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, ressalta que “a programação da jornada contou com a live de abertura com o   tema Move To Google, com os palestrantes da GetEdu Marcele Garrido e Wellington Mozarth, e já alcançou mais de cinco mil visualizações”. Ainda segundo a coordenadora “os inscritos no evento participaram de atividades distribuídas em salas virtuais, alcançando uma frequência de aproximadamente quatro mil registros de presença em seis diferentes trilhas temáticas”.

Com o tema central “Jenat em Rede: Práticas Docentes e Letramento Digital”, a jornada foi dividida em seis trilhas temáticas: Letramento digital e práticas docentes (Trilha 01); Currículo à luz da BNCC e os desafios do contexto atual (Trilha 02); Ensino por meio das metodologias ativas (Trilha 03); Processo ensino-aprendizagem em tempo de ensino híbrido (Trilha 04); Avaliação da aprendizagem em contexto de pandemia (Trilha 05) e Tecnologias digitais na gestão escolar (Trilha 06).

“Toda a programação da XXI Jenat foi gravada e encontra-se disponível no canal JENAT SME NATAL 2021 no Youtube. As atividades veiculadas no canal da Jenat 2021, minicursos, workshops e relatos de experiências, poderão ser utilizadas como referência nos diferentes contextos de formação continuada de professores, e pensadas como subsídios para sistematizar as práticas cotidianas”, afirmou a professora Noélia Barbosa.

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, destacou o envolvimento e comprometimento dos profissionais envolvidos na construção da Jenat 2021. “A nossa equipe esteve comprometida em realizar uma jornada de qualidade e que mesmo no ambiente virtual, proporcionou aos nossos educadores infantis e professores, momentos de reflexão e aprendizado. A Jornada deste ano foi de grande importância para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de Natal”, destaca a titular da SME.