Em seminário no Dia da Árvore, prefeito Álvaro Dias anuncia plantio de 10 mil árvores


Em seminário no Dia da Árvore, prefeito Álvaro Dias anuncia plantio de 10 mil árvores
Seminário teve participação de biólogos, engenheiros florestais e outros especialistas
Foto: Joana Lima / Secom

As experiências inovadoras de arborização urbana e os projetos desenvolvidos em prol da recuperação ambiental de Natal, pela Prefeitura de Natal e também por biólogos, geólogos, engenheiros florestais de universidades e ongs, foram debatidos durante o I Seminário Planta Natal, realizado nesta terça-feira (21) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte para marcar o Dia da Árvore.

O prefeito Álvaro Dias participou do seminário e na ocasião anunciou a meta do projeto Planta Natal para 2022, que é o plantio de 10 mil mudas de árvores em 100 dias, aproveitando o período chuvoso que começa em março até julho. “Estou feliz pela adesão da população e pelo sucesso deste seminário que tem participações importantes de pesquisadores e fortalece a consciência coletiva em prol da arborização da cidade. Já temos 7.100 árvores plantadas e agora vamos nos preparar para começar mais este desafio que é difícil, pois pretendemos, corajosamente, plantar dez mil árvores em 100 dias. Façam as contas aí, são 100 árvores por dia, é muita coisa. Mas vamos fazer de Natal uma cidade cada vez mais agradável, bem arborizada para que todos nós possamos ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou o chefe do executivo municipal.

“Vi aqui experiências e soluções inovadoras que vamos incrementar com este mutirão participativo de especialistas, das secretarias da Prefeitura e de entidades da sociedade civil”, disse ainda. Álvaro Dias também destacou a prioridade no desenvolvimento de mudas e coleta de sementes de plantas nativas. “Vamos valorizar as árvores nativas já aclimatadas aqui como os oitis, craibeiras, pau d 'arco”, ressaltou. 

Para a secretária executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, responsável pela organização do Seminário, o objetivo foi alcançado por reunir os principais projetos de arborização desenvolvidos em Natal. “Queremos que se juntem ao Planta Natal no desafio de plantar as 10 mil árvores que sonhamos. É importante que as pessoas abracem a ideia de plantar árvores, mas, que também assumam a postura para cuidar das mesmas”, destacou.

PALESTRAS
O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, abordou em sua palestra o tema "Mudanças climáticas x Arborização em Ambientes Urbanos", no qual tratou de questões como o crédito de carbono, acordos internacionais e sustentabilidade. De acordo com Mesquita, infelizmente somos um dos países que mais desmata e promove queimadas no mundo. "Nunca tivemos uma política séria ligada ao tema. E os municípios e  estados precisam ser instruídos quanto a isso. Sem essas políticas o Brasil é líder em desmatamento e estamos no topo dos países que contribuem para o aumento do efeito estufa", disse. Formado em Ecologia e mestre em Bioecologia, o gestor alertou para a necessidade de compreender que não há sustentabilidade se não houver desenvolvimento socioeconômico. 

O Seminário teve como fala de encerramento  a “importância das árvores urbanas para as cidades em desenvolvimento”, que é parte do estudo desenvolvido pelo biólogo da UFRN Bruno Rafael Morais de Macêdo, que atualmente é titular da Superintendência de Infraestrutura da UFRN e consultor ambiental de diversos projetos. O biólogo esclareceu sobre os erros cometidos pelas pessoas no plantio de árvores citadinas, destacando espécies de melhor adequação urbana, a gestão de riscos, levando em consideração aspectos como acidentes, problemas fitossanitários, danos para a população. 

O biólogo destacou as árvores propícias, que são as pioneiras ou secundárias como o Ipê amarelo e o Ipê roxo. “A seleção realizada pela prefeitura de Natal já é bastante satisfatória para a formatação de corredores urbanos sustentáveis”, disse. Por outro lado, falou que algumas são problemáticas, como os eucaliptos, cajueiros e coqueiros. 

O prefeito Álvaro Dias tirou dúvidas com o biólogo sobre as árvores de crescimento rápido, como o Nim da Índia, que tem virado moda em alguns municípios e condomínios, mas tem suscitado críticas de ambientalistas. Segundo Bruno Rafael, o Nim não é considerado uma árvore extremamente problemática, mas ela não contribui com a diversidade ambiental e pode ter um impacto de risco nas estruturas urbanas.

O I Seminário Planta Natal também abriu espaço para apresentação de trabalhos inovadores e pesquisas que abordam a importância do reflorestamento das cidades para coibir as áreas quentes. Exemplo do vice-diretor do Horto do Pitimbu, José Ramos, especializado na coleta de sementes raras como o abricó-de-macaco, barriguda e o visgueiro, com florações de impacto visual. E de Kaleb Melo, advogado e ativista ambiental que abordou o valor financeiro e a importância do inventário das árvores, um projeto que começa a florescer em parceria com a Prefeitura. Kaleb desenvolve um projeto em parceria com a Prefeitura de Natal na aplicação do QRCode para mapeamento das árvores da cidade. O ambientalista listou alguns dados da recente pesquisa sobre a importância da árvore para a população de Natal, na qual identificou que 70% dos natalenses utilizam árvores de alguma forma e 80% têm alguma memória afetiva relacionada a ela. 

Realizado pela Secretaria Executiva da Prefeitura, o I Seminário Planta Natal integrou secretarias municipais e entidades da sociedade civil com Secretária de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana, Planta Natal, Parque da Cidade, Guarda Municipal, o Conselho Comunitário da Cidade satélite (Concitel), Horto Parque das Serras, Associação dos Ciclistas do RN (Acirn), Supermercado SuperBox e um grupo de escoteiros.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389