Semtas promove ação para famílias de catadores de material reciclável

Nesta quarta-feira ocorreu o pirmeiro dia do cadastro
Foto: Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está realizando uma grande ação para a  inclusão e atualização de dados do Cadastro Único das famílias de catadores de materiais recicláveis do bairro de Cidade Nova, zona Leste de Natal. O primeiro dia de cadastramento aconteceu nesta quarta-feira (22) e continuará pelos próximos dias.

A atividade de hoje contou com a participação da equipe da Unidade Móvel, que esteve presente realizando inclusão e atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O grupo também prestou orientações sobre programas sociais ligados ao Cadastro Único.

De acordo com o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a ação visa levar os serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social que não tem como arcar com as idas até as unidades de cadastro único, além de buscar suprir as necessidades de quem precisa atualizar ou fazer o Cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como Bolsa Família, dentre outros e promover a inclusão social destas pessoas.

"Estamos avançando na nossa gestão, mantendo um elo entre poder público e sociedade civil, estamos cumprindo nosso papel enquanto executores da política de assistência social, mas muito mais do que isso, estamos levando dignidade e esperança”, ressaltando ainda a importância da realização das ações do CadÚnico,  “O Cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família”, finalizou.

Segundo a chefe do setor Cadastro Único, Andreia Melo, ações como essa mostram a sensibilidade com a população em situação de vulnerabilidade social “Uma ação como esta é importante na medida em que facilita o acesso aos serviços oferecidos pelo município, por meio da Semtas e do Cadastro Único, para as famílias dessas áreas mais afastadas. E o Cadastro Único é uma ferramenta essencial para a articulação e consolidação da rede de proteção e promoção social com as demais políticas públicas”, finalizou.