Natal inicia campanha multivacinação nesta sexta (01)

Campanha visa atualizar caderneta de vacinação das crianças
Foto: Rennê Carvalho / Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal vai iniciar nesta sexta-feira (01) a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, que tem objetivo de atualizar a carteira vacinal de crianças a partir dos dois meses de idade até adolescentes menores de 15 anos, realizando a ação até 30 de outubro. Os pontos de aplicação serão as salas de vacina de todas as unidades básicas de saúde da capital, sempre de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, tendo previsão de realização do Dia D em 16 de outubro.

São 18 tipos de vacinas disponíveis, entre elas a da poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. É necessário levar a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança no momento da aplicação.

"Ao chegar na unidade de saúde, o enfermeiro vai conferir o cartão de vacina e indicar quais imunobiológicos precisam de atualização. Em seguida ele prepara a dose e faz a aplicação. Recentemente o Ministério da Saúde indicou que não é mais necessário ter intervalo entre as doses de rotina e a dose de vacina contra a Covid, então aqueles que tomaram esse tipo de vacina recentemente, também vão poder comparecer à campanha", comenta Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.