Campanha de vacinação antirrábica espera imunizar 80% dos animais domésticos de Natal


Campanha de vacinação antirrábica espera imunizar 80% dos animais domésticos de Natal
Prefeito Álvaro Dias levou sua cadelinha Mel para ser imunizada
Foto: Joana Lima / Secom

A movimentação foi intensa na manhã deste sábado (02) em todos os 95 pontos de imunização montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Dia D da campanha de Vacinação Antirrábica. A abertura aconteceu na sede do Distrito Sanitário Oeste, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. A meta da Prefeitura é atingir 80% da população canina e felina da cidade, estimada em 100 mil cães e gatos. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o início da vacinação ao lado da primeira dama, Amanda Dias, da secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo, do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, e do vereador Kleber Fernandes.


O prefeito e a primeira dama levaram a cadelinha deles, Mel, da raça Pug, para se vacinar. Natal tem um total de 108.335 pets, sendo 68.892 cachorros e 39.443 gatos aptos a receber a vacina. O percentual geral de 25,3% foi atingido através de ações porta a porta em bairros estratégicos da cidade, mas é preciso atingir a meta de 80% da população de cães e 80% da população felina.

Condomínios ou tutores com 05 animais ainda podem solicitar equipes do CCZ para realizar a imunização em domicílio através dos telefones 3232-8235 e 3232-8237 ou preencher o formulário disponível no site da Prefeitura https://www.natal.rn.gov.br/ .


"Fui informado pelos funcionários do CCZ que essa foi a primeira vez que um prefeito acompanha um dia D de vacinação antirrábica. Como médico, sei da importância desse momento. Pode não parecer, mas cuidando dos nossos animais domésticos, estamos cuidando da população em geral. Fazemos um chamamento aos cidadãos que levem seus cães e gatos para se vacinar. São mais de 100 mil animais domiciliados na cidade e todos precisam ficar protegidos. Todos os anos Natal cumpre a meta estabelecida na vacinação antirrábica e tenho certeza que este ano não será diferente. São 95 pontos espalhados por todas as regiões. É uma estrutura organizada e pronta para receber os animais e seus donos", destacou o prefeito Álvaro Dias. 


A diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Vaneska Gadelha, lembra que há mais de 30 anos não são registrados casos de raiva humana na cidade, mas em 2021 o CCZ já contabilizou dez casos em morcegos. Em virtude disso, o órgão mantém um trabalho de vigilância ativa permanente para proteger a população: "O bairro de Igapó é uma região considerada em situação de alerta, mas monitoramos todas as regiões. É fundamental que a população vacine seus animais domésticos. Vamos seguir com o dia D até às 16 horas. Após a consolidação dos dados deste sábado vamos planejar as novas estratégias", disse Vaneska. 


Vaneska também informa sobre como o cidadão deve proceder caso tenha contato com animais suspeitos de contaminação: "Em primeiro lugar, nunca pegar, tocar ou manipular os animais. O CCZ precisa ser acionado através do telefone 3232-8547. Iremos enviar uma equipe especializada para fazer o resgate do animal. Caso haja contato direto como mordida, arranhão ou lambida, a vítima deve se dirigir até à Unidade de Pronto-atendimento da Cidade da Esperança para receber os cuidados médicos necessários", observou.  

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389