Guarda Municipal realiza três resgates de animais silvestres no final de semana 


Guarda Municipal realiza três resgates de animais silvestres no final de semana 
Entre os animais resgatados está uma cobra de baixa toxidade
Foto: Semdes

Três animais silvestres foram resgatados durante o final de semana pelas equipes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). As ações resultaram no salvamento de uma serpente azulão-bóia, um frango-d'água-comum e um filhote de pássaro. Todos os animais estavam dentro da área urbana da capital. 


Na primeira situação, os guardas municipais foram acionados para resgate de uma serpente azulão-bóia que se encontrava circulando na área de lazer da Escola Municipal Arnaldo Monteiro, no Conjunto Pirangi, zona Sul de Natal. A serpente, que possui dentes inoculadores de peçonha com baixa toxicidade para humanos, chegou a picar o guarda municipal que fez o resgate, porém, o equipamento de proteção utilizado nas mãos do agente impossibilitou o sucesso da picada. 


“A cobra estava no playground da escola e a guarnição conseguiu fazer o resgate, avaliar a saúde do animal e em seguida fazer a soltura no Zona de Proteção Ambiental 05, onde fica localizada a Lagoinha, no bairro de Ponta Negra”, contou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz. 

 
O segundo resgate tratou de um frango-d'água-comum que foi encontrado nos fundos de um bar situado na Avenida Prudente de Morais, no bairro Vermelho. O animal foi capturado pela guarnição ambiental e também estava em bom estado de saúde, sendo encaminhado ao Centro de Triagem do Ibama. 


Na terceira ação de proteção à fauna, os guardas municipais encontraram um filhote de pássaro fora do ninho. Por ser ainda filhote e não ter como sobreviver sozinho, o pássaro foi entregue aos cuidados do Ibama, que tem um setor responsável para cuidar e realizar a soltura desse tipo de animal silvestre. 

 
Para acionar as equipes de resgate de animais silvestres da Guarda Municipal, o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389