Prefeitura discute o Reviva Ribeira, projeto de renovação das fachadas na praça Augusto Severo


Prefeitura discute o Reviva Ribeira, projeto de renovação das fachadas na praça Augusto Severo
Projeto foi apresentado a instituições com interesse na requalificação do bairro
Foto: Joana Lima / Secom

 

O casario da Ribeira é parte importante na memória social, cultural e econômica de Natal, pela diversidade de suas fachadas e estilos arquitetônicos. Dentro da política pública de recuperação do bairro histórico, a Prefeitura de Natal está lançando o projeto Reviva Ribeira, uma série de ações e obras estruturantes e terá como  pontapé a renovação das fachadas do entorno da Praça Augusto Severo. 

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (4) no Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Álvaro Dias aos representantes do Sistema Fecomércio RN, o presidente Marcelo Queiroz e o diretor Laumir Barreto, e o presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Itamar Maciel Jr,  instituições que têm interesse em se engajar na requalificação do bairro. Participaram também os técnicos das secretarias que colaboram com o projeto, como Planejamento (Sempla); Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Secretaria de Governo (SMG); Mobilidade Urbana (STTU); Serviços Urbanos (Semsur) e Turismo (Setur). 

O prefeito Álvaro Dias destaca que esta é uma política pública de sua gestão, por ser um sonho da coletividade, pois desconhece um natalense que não deseje ver o bairro vivo e pulsante. “Nossa estratégia de ocupação do bairro vai começar com vários projetos e o pontapé será a renovação dessas fachadas para atrair novos negócios e pessoas. Queremos mostrar à população que existe uma estratégia do município pensada para que o bairro possa ser um ambiente criativo, de negócios e de atividades culturais”, disse.

Neste primeiro momento ganharão novas cores os imóveis do corredor da praça Augusto Severo. Ao todo são 17 prédios em quatro quadras que contornam o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. A preparação das fachadas inclui intervenções de engenharia e arquitetura, dentro do diagnóstico das condições de cada imóvel. Também está previsto o reordenamento das placas e letreiros comerciais. Além do entorno da praça, também estão previstas a renovação das cores na Av. Dr Barata. 

A renovação das fachadas é o início do Reviva Ribeira, que contempla a revitalização do Museu de Cultura Popular na praça Augusto Severo, a construção do primeiro Museu de Artes e Esculturas a céu aberto, a requalificação do Cais da Tavares de Lira, além da reforma do prédio da Funcarte e do Palácio Felipe Camarão, prédio histórico que completa 100 anos em 2022. O Reviva Ribeira está inscrito no Edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para recuperação de áreas históricas. Ainda dentro do projeto, há intervenções no Beco da Quarentena e a ocupação de órgãos municipais em prédios históricos do bairro, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). 

Na ocasião também foi formado o grupo de trabalho que vai acompanhar o projeto da comissão de Renovação das Fachadas. O projeto conta com representantes da Prefeitura e de entidades que atuam no bairro. Integram o grupo o diretor da Fecomércio, Laumir Barreto, Joanna Guerra, a titular da Secretaria de Planejamento, Itamar Maciel Júnior, da Associação Comercial da Ribeira, a secretária de governo Danielle Mafra e a arquiteta Karenine Dantas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389