Natal inicia D3 dos trabalhadores de saúde, amplia público da D2 e define funcionamento no feriado

Feriado e ponto facultativo terão aplicação de vacinas
Foto: Joana Lima / Secom

Nesta sexta (08), a Prefeitura do Natal segue ampliando o público de vacinação no município. Será a vez dos profissionais e trabalhadores da saúde com 50 anos e mais poderem receber a D3 em qualquer ponto de vacina da cidade, desde que tenham completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, há pelo menos seis meses. Esse grupo deve apresentar um documento funcional para receber o imunizante: crachá, contracheque ou carteira de conselho de sua profissão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também vai ampliar o público em vacinação com a D2 de Oxford e D2 de Pfizer, que a partir desta sexta (08), estará disponível para quem tomou a D1 desses imunobiológicos até 10 de agosto. Para receber a segunda dose basta se dirigir a qualquer unidade básica de saúde ou drive da capital. No sábado apenas os drives funcionam e não há aplicação de vacina aos domingos.

Em virtude do ponto facultativo de segunda-feira (11) e do feriado da padroeira do Brasil na terça (12), a SMS/Natal informa que nestes dias, os pontos que estarão funcionando com a aplicação da primeira, segunda ou terceira doses das vacinas contra a Covid-19 serão o Nélio Dias e o Via Direta. Os locais contam com pontos de drive e sala de pedestres. Para conferir as filas dos drives, documentação, dúvidas frequentes e informações oficiais sobre a vacinação em Natal basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

SEGUNDA DOSE
CORONAVAC
As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD
UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 10 de agosto.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 10 de agosto.

TERCEIRA DOSE
Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 50 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal nos últimos 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).