Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Padre Tiago Theisen


Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Padre Tiago Theisen
Como médico, prefeito Álvaro Dias vacinou o padre Tiago contra a Covid
Foto: Gabriel Medeiros/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Tiago Theisen. Ele faleceu na madrugada deste sábado (09) e há mais de 50 anos dedicava sua vida a acolher os mais pobres em Natal, desenvolvendo vários projetos voltados para a população mais vulnerável. 

O corpo do padre Tiago está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal, iniciado na manhã deste sábado e seguindo até às 19h. Depois, será trasladado para a Capela de Santa Cruz, no bairro de Igapó. Neste domingo, às 8h, será realizada a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O sepultamento será na própria Capela, onde exerceu a maior parte de sua vida sacerdotal em Natal. 

Em nota oficial, o prefeito Álvaro Dias lamentou profundamente a morte do sacerdote. “Com grande tristeza na alma e no coração recebi a notícia da partida do padre Thiago Theisen, um homem que dedicou toda sua vida aos mais pobres, aos mais necessitados, um abnegado pelas causas sociais e uma pessoa que posso considerar um amigo de longas datas”, disse. “Pelo exemplo de vida e pelo homem que foi Padre Thiago,  presto mais uma homenagem a ele, declarando luto oficial de três dias na cidade numa homenagem póstuma a esse homem que tanto fez por Natal”, afirmou.


Padre Tiago
Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe no conjunto Santa Catarina e diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, padre Tiago recebeu o título honorífico de Monsenhor pelo reconhecimento de seu trabalho como evangelizador. Das mãos do prefeito Álvaro Dias, recebeu a Medalha do Mérito Felipe Camarão, maior homenagem que a Prefeitura pode conceder a um cidadão, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade natalense. 

Nascido na Bélgica, em 23 de outubro de 1930, foi ordenado padre em julho de 1955, e nesses 66 anos de sacerdócio dedicou sua vida a atender as pessoas mais necessitadas. Chegou ao Brasil em 1968, após o pedido do então arcebispo Dom Nivaldo Monte à Roma para enviar padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar. 

Quase 62 mil crianças e adolescentes foram assistidos nesses anos em seus projetos desenvolvidos em Natal, em 52 anos dedicados ao sacerdócio. Além disso, foi responsável pelo encaminhamento de 27 padres à ordenação e construiu 46 igrejas como atuante trabalhador em sua fé cristã. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389