Álvaro Dias acompanha o dia D de Multivacinação em Natal para crianças e adolescentes


Álvaro Dias acompanha o dia D de Multivacinação em Natal para crianças e adolescentes
Prefeito visitou UBS para conferir campanha e vacinou o filho caçula
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

Para acompanhar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Natal e o engajamento da população na imunização de crianças e adolescentes, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou na manhã deste sábado (16) a Unidade Básica de Saúde de Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte. Uma força-tarefa foi montada para atualizar o esquema vacinal de crianças a partir dos dois meses de idade e adolescentes menores de 15 anos completos. As vacinas estão disponíveis em todas as UBS, no horário das 08h às 17h. A campanha segue até dia 30 de outubro. 

Acompanhado do filho Rafael, de 12 anos, Álvaro Dias aproveitou para atualizar a caderneta vacinal do seu caçula, e conversar com a população e os técnicos da saúde que davam suporte à vacinação, inclusive com atividades lúdicas, devido o intenso fluxo de crianças necessitando de uma ou mais doses de vacinas. 

“É muito importante a população saber que existem outras doenças que precisamos ficar alertas e atualizar seus cartões para que as crianças e adolescentes fiquem protegidas. Muitas dessas doenças só foram erradicadas graças à vacinação. Quis vir pessoalmente aqui na UBS de Jardim Novo, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, para acompanhar como está o ritmo de vacinação e fazer um chamamento: Aqui temos todos os tipos de vacinas disponíveis em todas as UBS durante todo o dia. Procurem, se vacinem e protejam suas famílias”, disse o prefeito.

O Dia D da Multivacinação é uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde. São 18 tipos de vacinas disponíveis, como as que previnem poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Entre os imunizantes recomendados para a faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV,  Febre Amarela, assim como a dose de Vitamina A. 

É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança ou adolescente no momento da aplicação. Chegando no local o enfermeiro confere o cartão de vacina e indica o que precisa atualizar. Em seguida ele prepara a dose e faz a aplicação. 

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Rayanne Araújo, acompanhou o prefeito Álvaro Dias na visita à UBS de Jardim Progresso. Mais cedo, participou do lançamento da campanha no Vale Dourado. Ela destacou que as Unidades Básicas de Saúde têm grande atuação em campanhas desse porte e destacou ainda que a Prefeitura de Natal aderiu ao programa Saúde na Hora do Governo Federal, atendendo em horário estendido até 19h em oito UBS da capital.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389