Transitolândia retoma visitas monitoradas para estudantes e educadores

Visitas têm que ser agendadas previamente
Foto: STTU

Dentro de mais uma ação da Prefeitura do Natal voltada para educação de trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está retomando as atividades na Transitolândia. Os agendamentos já estão abertos e podem ser solicitados no próprio Departamento de Educação de Trânsito, dentro do Centro de Treinamento de Educação de Trânsito, no bairro de Cidade Satélite – na região Sul. O endereço do CETET fica na rua dos Pintassilgos, 2090 – Pitimbú – Natal (RN). Os telefones para contatos são 3232 9128 e 3232 9127.

O espaço simula a circulação em um ambiente urbano acompanhado de professores e pedagogos. São realizadas vivências como caminhadas, travessia segura, uso de bike, entre outras práticas que estimulam a paz e a harmonia entre as pessoas e o uso de seus diferentes modais no trânsito.

A dinâmica, que usa atividades teóricas, práticas e lúdicas, também promove reflexões sobre os atuais modelos de trânsito e transporte, estimulando a construção de uma cidade mais humana.

De acordo com a secretária da STTU, Daliana Bandeira, "a educação de trânsito é fundamental neste processo. Estamos formando as novas gerações e promover esse exercício é construir uma rede de multiplicadores do bem na mobilidade e que irão levar esses ensinamentos para seus amigos, familiares e afins.”

A visitação tem um roteiro autoguiado, onde os alunos e as alunas são estimuladas a adotar comportamentos seguros nos diferentes modos de deslocamentos como pedestres, ciclistas e usuários. Entre os conceitos abordados durante a experiência estão a segurança viária, a democratização do espaço público com acessibilidade e inclusão, a preservação do meio ambiente, ética, entre outros tópicos.