Natal diminui prazo de D3 para idosos e amplia D2 da Oxford

Foto: Alex Régis/ Secom

A Prefeitura de Natal diminui, a partir deste sábado, o intervalo para a aplicação da D3 das vacinas contra a Covid-19 para os idosos. Qualquer pessoa com 60 anos e mais, estando há cinco meses com o esquema vacinal completo (a contar da aplicação da D2), poderá receber a terceira dose de reforço contra o coronavírus em qualquer ponto vacinal da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) também amplia o prazo de aplicação da segunda dose de Oxford. Também neste sábado (13), os usuários que tiverem recebido a D1 até 20 de setembro, estarão aptos a tomar a segunda dose desse tipo de imunizante em qualquer ponto de aplicação.

Neste sábado (13) funcionam os drives Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Ginásio do SESI; e segunda (15) funcionam exclusivamente os pontos vacinais do Nélio Dias e Via Direta, sempre das 08h às 16h. Na terça-feira (16), além desses pontos, os usuários podem buscar as unidades básicas de saúde da cidade. A população também pode encontrar a primeira, segunda ou terceira dose dos imunizantes disponíveis em qualquer ponto de aplicação. Para ver mais informações sobre os locais, documentação e dúvidas frequentes, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

"Decidimos diminuir esse intervalo após uma consulta prévia em nosso estoque, para garantir que a população contemplada possa buscar a vacina sem que haja risco de faltar. A partir do recebimento de novos lotes, vamos ampliando cada vez mais, todos os públicos. Também reforçamos o chamamento para que as pessoas possam completar o esquema vacinal e tomar a D2 dentro do prazo", indica George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há cinco meses ou 150 dias para os idosos e seis meses ou 180 dias para os profissionais e trabalhadores da saúde; este último grupo ainda deve apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).