Procon divulga pesquisa sobre cesta básica

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) divulgou nesta quarta-feira (30), uma nova pesquisa a respeito do preço da cesta básica na capital potiguar. O levantamento referente à quarta semana de junho constatou aumento médio de 0,11% em relação a pesquisa anterior. Nos últimos quinze dias, porém, a variação é negativa de -1,47%.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezenove (19) subiram esta semana e vinte e um (21) caíram. Os números completos sobre os 40 itens pesquisados em seis supermercados e seis hipermercados estão disponíveis na sede do órgão, na Central do Cidadão do Praia Shopping, ou no site www.natal.rn.gov.br/procon

A maior variação ocorreu nos legumes, frutas e verduras (+4,18%), seguido pelos produtos industrializados e semielaborados (+0,16%). Já os produtos de higiene e limpeza sofreram redução média de 6,71%.

As maiores reduções da semana foram observados na carne bovina de primeira (-15,1%), sabonete comum (-13,1%), jerimum leite (-11,0%), repolho branco (-9,9%), creme dental (-9,6%), cebola pera (-8,7%), e laranja pera (-8.0%). Por outro lado, dentre os produtos que registraram aumento de preço nesta semana, destaque para o filé de merluza congelado (subiu 26,9%), macaxeira (+19,2%), batata comum (+15,5%), cheiro verde (+15,0%), tomate (+12,4%) e queijo de coalho (+9,3%).