Natal terá albergue para população em situação de rua

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, irá implantar, até o mês de novembro de 2010, um "Albergue para a População em Situação de Rua", que atenderá pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, com idade superior a 18 e inferior a 60 anos. É o que garante Verônica Dantas, Direitora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, Semtas. A secretaria já assinou o “Termo de Aceite” junto ao Ministério do Desenvolvimento Social – MDS para a implantação do Serviço.

O Albergue será instalado nas dependências do antigo Hotel Central (Prédio de propriedade da Prefeitura), localizado no Bairro da Ribeira. Atenderá inicialmente 72 pessoas e será desenvolvido conforme os princípios da Política Nacional para a População em Situação de Rua. A Semtas está propondo um Albergue que será implantado nos moldes de uma acolhida temporária, apresentando a ideia de caráter transitório, mas também considerando a heterogeneidade desse segmento, assegurando o respeito à diversidade das condições de dependência.

Serão no máximo quatro pessoas por quarto, distribuídas em ala masculina e feminina. O horário de atendimento será das 17h às 9h do dia seguinte. No intervalo compreendido entre 9h e 17h, os usuários serão encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras que serão oferecidos pela Semtas, através do Departamento de Qualificação Profissional. "Esse tipo de oportunidade abre as portas para o merado de trabalho promovendo a geração de emprego e renda para os cidadãos em situação de rua. Quando o cidadão está qualificado e com emprego a vida dele muda completamente", ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges. Quanto à questão nutricional, serão servidas duas refeições: jantar e café da manhã.

Haverá também a implantação do Projeto Reconstituindo Cidadania, que funcionará na Rua Trairi, no bairro de Petrópolis, e terá como principais objetivos a redução das violações dos direitos socioassistenciais; proteção social às famílias e indivíduos; redução de danos provocados por situações violadoras de direitos; dentre outros. Deverá ainda proporcionar atendimento voltado à análise das fragilidades dos usuários, acompanhamento individual e em grupo e encaminhamentos a rede socioassistencial e das demais políticas públicas, tendo em vista a inclusão em uma rede de proteção social.

“O serviço será uma referência para a população de rua para que estes possam receber os devidos encaminhamentos socioassistenciais e demais políticas públicas. Toda a equipe técnica que irá trabalhar no Projeto já foi selecionada. Agora só faltam as sedes e as mobílias ficarem prontas. O serviço irá contribuir para a construção de novos projetos de vida.”, afirma Verônica Dantas, Diretora do DPSE.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, de agosto de 2007 a março de 2008, foram identificadas, em Natal, 223 pessoas em situação de rua. Dessas 83% do sexo masculino e mais da metade, 55%, considerada adulta com faixa etária entre 25 e 44 anos.