Servidoras da Semurb participam de roda de conversa sobre prevenção do câncer de colo de útero


Servidoras da Semurb participam de roda de conversa sobre prevenção do câncer de colo de útero
Foto: Assessoria de Imprensa/Semurb

Março é um período de atenção especial à saúde da mulher. E para encerar a celebração desse mês, o projeto Bem-estar Social e Qualidade de Vida da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou uma roda de conversa com as servidoras da  sobre a prevenção do câncer de colo de útero, fazendo alusão também ao Março Lilás. A ação na manhã desta terça-feira (29) trouxe como convidada a ginecologista e obstetra, Adriane Coeli. 

A especialista convidada, Adriane Coeli, trabalhou por 30 anos no Hospital Santa Catarina como médica plantonista. Atualmente, atua como ginecologista na Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca e realça a importância da prevenção e do autocuidado feminino. 

“Como ginecologista, eu acredito na importância da paciente se cuidar, se prevenir. Fazer o exame ginecológico, fazer o exame preventivo, e não só isso, estar em dia com a mamografia também, tudo isso é uma forma de autocuidado. Estimular uma boa alimentação e prática de atividades físicas também é dever da ginecologista, porque nós somos o clínico geral da mulher. Precisamos olhar por dentro e por fora”, destaca.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRTO), o  câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. È causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). 

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

“O objetivo da reunião foi promover um momento de conversa e esclarecimento de dúvidas sobre esse tema tão importante e a importância de sua prevenção, além de valorizar as mulheres que trabalham na Secretaria, já que compomos cerca de 70% da Semurb”, conta a coordenadora do projeto Bem-estar Social e Qualidade de Vida, Juliana Vieira.  
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389