Urbana apresenta Plano Integrado de Gerenciamento de resíduos da Construção Civ

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) concluiu na última quarta-feira, 29, a elaboração de uma proposta do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e volumosos. O objetivo é dotar o município de uma lei que direcione a administração desse tipo de detrito.

Cópias da proposta foram encaminhadas à várias instituições do segmento, tais como Semsur, Semurb, Arsban, Abes, Sinduscon, Procuradoria do Município e Promotoria do Meio ambiente. Estes órgãos poderão agir em parceria com a Urbana acrescentando idéias e informações que contribuam para a melhoria do Plano.

Atualmente, a Urbana é a responsável pela coleta de resíduos da construção civil em Natal. Em média, são recolhidas 900 toneladas diariamente.

“Dentro desse trabalho de gerenciamento, já licenciamos uma nova área para receber esses resíduos e nos próximos meses estaremos implantando pontos de entrega de pequenos volumes (ecopontos). Além disso, temos um projeto para implantação de uma usina de reciclagem”, afirma Haroldo Martins, gerente de engenharia da Urbana.

O plano integrado de gerenciamento de resíduos será transformado em projeto de lei e posteriormente encaminhando à Câmara Municipal de Natal.