STTU adere ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Foto: STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, aderiu ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A solenidade foi realizada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, e contou com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. O Plano norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e afeta toda a sociedade, pois visa a redução do número de mortes e lesões no trânsito. O processo de revisão conta com o apoio do WRI Brasil, no âmbito da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Global no Trânsito.

As tratativas da adesão ao PNATRANS foram confirmadas em 18 de fevereiro, em Brasília, quando a titular da STTU, Daliana Bandeira, esteve reunida com Daniel Mariz, Diretor do Departamento de Segurança no Trânsito. A solenidade contou com a presença dos órgãos de trânsito de todo estado, através do Detran. Na oportunidade, também foi lançada a campanha Maio Amarelo 2022 com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é promover a empatia e a humanização, diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo. Em Natal, as ações do Maio Amarelo fazem parte do programa Movimento Pela Vida, um programa municipal de redução aos acidentes e mortes no trânsito que consiste em ações integradas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito por toda a cidade.

O foco principal do movimento Maio Amarelo é a redução dos acidentes de trânsito, e para isso, a cidade de Natal atingiu a meta determinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em reduzir em 51% o número de acidentes de trânsito nos últimos dez anos (2010/2020), como apontam as estatísticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Para fortalecer as ações durante o mês, a Prefeitura de Natal promoverá várias ações e parcerias executadas pela STTU no âmbito do Maio Amarelo, com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, como a expansão da campanha nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, além da iluminação dos prédios públicos como forma de alertar a população, ações de travessia segura, intervenções da engenharia de trânsito, lives, cursos de capacitação em direção defensiva, através de plataformas digitais.