Dia 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa


Dia 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa


Nesta quarta-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), busca a garantia dos direitos da pessoa idosa por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Convivência dos Idosos e demais serviços socioassistenciais ofertados no município. 

A Semtas executa serviços voltados ao público idoso em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, mantendo termo de fomento com as instituições de longa permanência para o acolhimento desse público, além disso,  dispõe do Cras que executa o serviço de Atenção Integral à Família (PAIF) ofertando ações socioassistenciais, com famílias em situação de  vulnerabilidade, prevenindo o rompimento dos vínculos familiares e a  violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e  comunitário, e do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. 

"Na Semtas, temos as unidades dos Cras como porta de entrada. Além de fazer a prevenção, cuidando dos idosos e proporcionando momentos de fortalecimento de vínculos, o Cras faz o encaminhamento quando identifica um caso de violação de direitos de algum idoso. Contamos ainda com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Enquanto política de assistência social, sociedade e outras políticas, precisamos garantir a proteção aos idosos, por isso, pedimos o apoio de todas as pessoas para estarem atentos e protegerem nossos idosos. Nossas ações envolvem atividades que promovem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Desta forma, trabalhamos as famílias de forma integral, contribuindo de maneira efetiva para assegurar um envelhecimento digno e saudável", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão. 

Os Centros de Convivências para Pessoa Idosa Marly Sarney e Ivone Alves têm como objetivo prestar serviços que proporcionem o desenvolvimento de atividades que colaborem para um envelhecimento saudável, gerando autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e da sociabilidade das pessoas idosas, por meio de grupos. 

REDE DE APOIO

Os Creas dão apoio, orientam e fazem o acompanhamento das famílias na tentativa de sempre resolver o problema após a identificação da violação. Dependendo da violação, quando o Creas não consegue resolver, os idosos são encaminhados para os equipamentos da rede de proteção e garantia de direitos, quer seja a Promotoria do Idoso, a Delegacia do Idoso ou a Defensoria Pública do idoso.

E como último recurso, em medida protetiva, o setor de Serviços de Proteção Social de Alta Complexidade da Semtas encaminha os idosos para as Instituições de Longa Permanência que possuem termo de fomento sendo o Lar da Vovozinha, Juvino Barreto, Bom Samaritano e Espaço Solidário. "Temos todos esses serviços disponíveis para a população, mas sabemos que a nossa melhor ferramenta para enfrentar, sensibilizar, coibir e amenizar esse sofrimento é a conscientização da sociedade", finaliza a secretária.

 

CONTATOS DOS SERVIÇOS DA REDE DE APOIO

Disque 100 (Disque-Denúncia Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24h por dia, inclusive aos fins de semana.

Conselho Municipal da Pessoa Idosa: 3232-8589

Promotoria do Idoso: 99994-8335

Delegacia do Idoso: 3232-6085 / 3232-0521 

Defensoria pública do Idoso: 99695.8936

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389