Gabinete de Crise se reúne para providências diante das últimas chuvas em Natal

Foto: Rennê Carvalho/ Redação: Secom

O Gabinete de Gerenciamento de Crise do Município se reuniu no final da manhã desta quarta-feira (22), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, para avaliar a situação da cidade devido à ocorrência de fortes chuvas. Mesmo com a chuva praticamente ininterrupta nas últimas 12 horas não houve grandes estragos na cidade. A Defesa Civil informou que nas últimas seis horas choveu 30 mm, no bairro de Neópolis, e 28 mm, no bairro Guarapes.

“Em uma situação como essa, o nosso papel é reagir de imediato, prever e antecipar possíveis problemas, com providências urgentes”, assinalou o secretário de Governo, Johan Xavier, coordenador da reunião. Ele disse que essa é a orientação do prefeito Álvaro Dias, que não pôde comparecer à reunião.

Diante das chuvas, providências estão sendo tomadas pela Prefeitura. A Urbana, por exemplo, está com equipes nas ruas desde às 7 horas da manhã, desobstruindo bocas de lobo. O trabalho se estenderá até às 17h. Por sua vez, a Semurb está com duas caminhonetes dando apoio logístico às ações municipais. A Semsur também segue em alerta prestando apoio logístico. Já a Guarda Municipal, disponibilizou 60 guardas nas ruas, além do efetivo normal.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, não houve nenhuma grande anormalidade na cidade por causa das recentes chuvas. Segundo ele, a Seinfra segue monitorando as lagoas de captação, que resistiram às chuvas: “Não houve transbordamento de lagoas na cidade. Estamos monitorando as lagoas. O único problema mais acentuado foi o afundamento do asfalto na rua Nossa Senhora do Ó, no bairro de Igapó”.

O secretário chamou a atenção para as famílias que ainda resistem em imóveis interditados na comunidade do Jacó, na zona Leste, mesmo tendo recebido o aluguel social. “Em relação ao Jacó, colocamos recentemente uma proteção na encosta com cal gel. Isso vai dar segurança à comunidade”, disse o gestor.
Outro ponto tratado na reunião foi com relação ao trânsito devido a alguns alagamentos pontuais como na avenida Amintas Barros, entre a rua dos Caicós e a avenida Interventor Mário Câmara. Outro local intransitável é na avenida Miguel Castro, também entre a rua dos Caicós e a avenida Interventor Mário Câmara.
Integram o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura, a Defesa Civil Municipal e as secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), Trabalho e Assistência Social e Comunicação e Urbana.

Defesa Civil
Em virtude das chuvas que atingiram Natal nas últimas horas, a Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), reforçou o trabalho de monitoramento das regiões de risco de desabamento com o objetivo de prevenir desastres e proteger a população que mora no entorno dessas áreas.

O Grupo de Ação e Emergência (GAE) trabalha em regime de plantão 24 horas e está de prontidão para atender qualquer tipo de ocorrência que chegue por meio do Disque 190 e também pelo 156 da Prefeitura para a comunicação de situações de emergência. O GAE conta com cerca de 30 agentes que se revezam em seis equipes com cinco profissionais cada.