Núcleo de Vigilância em Animais Peçonhentos chama a atenção para cuidados com escorpiões


Núcleo de Vigilância em Animais Peçonhentos chama a atenção para cuidados com escorpiões
Foto: CCZ/Divulgação

Associado à negligência da população em relação ao acúmulo de objetos inservíveis em seus quintais, no período de chuvas, o número de acidentes com escorpiões aumenta. Sendo um animal peçonhento e de picada extremamente dolorosa, a maioria dos acidentes, geralmente, apresenta intoxicação de forma leve, segundo o Núcleo de Vigilância em Animais Peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses de Natal. Mesmo assim, o Núcleo chama a atenção da população para cuidados que evitem esses acidentes. 

A orientação do Centro de Controle de Zoonoses é de que em caso de picada, é necessário procurar imediatamente atendimento médico em uma das UPAs do município, para os sintomas serem avaliados e classificar o paciente. Após a classificação, se houver necessidade de soro antiescorpiônico, os pacientes devem ser encaminhados e regulados para as unidades de referência na aplicação, como os hospitais Giselda Trigueiro e Maria Alice Fernandes (infantil).  “Apenas os casos moderados e graves necessitam tomar soro antiveneno específico. O tempo de atendimento é crucial para crianças e idosos, em casos leves o paciente fica em observação por no mínimo quatro horas e depois é liberado” explica o biólogo e supervisor do Núcleo de Vigilância em Animais Peçonhentos do CCZ,  Rauny Glicério Moura da Silva. 

A maioria dos acidentes geralmente manifestam a forma leve de intoxicação, com  dor local e dormência, porém se o paciente tiver sintomas como sudorese, náusea, dor de cabeça, vômito e agitação podem indicar casos mais graves de intoxicação e necessita aplicação do soro específico. É importante, se possível, capturar e levar o animal na hora do atendimento, para facilitar a identificação na hora do diagnóstico. 

Os escorpiões são aracnídeos com  hábitos noturnos e seus principais esconderijos são lugares escuros. Todos possuem veneno, sendo algumas espécies tóxicas ao ser humano. Aqui em Natal, é comum o Escorpião Amarelo do Nordeste (Tityus stigmurus). A picada do escorpião é extremamente dolorosa, se tornando em alguns casos, principalmente para crianças e idosos, fatal. O Centro de Controle de Zoonoses coleta esses animais semanalmente nas unidades de saúde a fim de identificar as espécies que mais causam acidentes no município.

Para evitar a proliferação desses animais é necessário manter os ambientes limpos, retirar acúmulo de madeiras, pedras e entulhos dos quintais, pois são locais de acomodação dos mesmos. 

Controle

O Centro de Controle de Zoonoses realiza ações a fim de controlar a população desses aracnídeos. Uma dessas ações é a inspeção e manejo ambiental nas áreas dos cemitérios, por se tratar de ambiente propício para a moradia e reprodução desses animais.

Utilizando luz ultravioleta para facilitar a visualização, os agentes coletam os escorpiões  para fazer um estudo da fauna do município. Depois de capturados, são enviados vivos para o Laboratório de Farmácia da UFRN, onde já são realizados estudos sobre as toxinas desse animal. 

O projeto pretende ampliar as ações para escolas, unidades de saúde, indústria e outros estabelecimentos, para conseguir controlar e remover esses animais do meio urbano.  


O que fazer ao ser picado? 

- Lavar o local da picada com água e sabão (para retirar bactérias e sujeiras)
- Procurar atendimento médico
- Fazer compressa morna no local da picada para aliviar a dor

O que não se deve fazer

- Não furar ou cortar o local da picada
- Não espremer ou tentar sugar o veneno
- Não colocar gelo e álcool (pode aumentar a dor)


Como evitar a proliferação 
Além de limpar os quintais, é importante manter alguns cuidados dentro de casa como:

Rebocar as paredes e muros, eliminando assim os vãos ou frestas
Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha
Reparar rodapés soltos
Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques
Usar telas nas aberturas de ventilação de porões
Mantenha berços e camas afastados, no mínimo 10 centímetros das paredes
Evite que mosquiteiros e roupas de cama permaneçam em contato com o chão
Mantenha todos os pontos de energia, que não estão sendo utilizados, vedados
Em locais com muita vegetação, feche as portas e janelas de casa ao entardecer
Mantenha gavetas e armários fechados
Examine roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando ficaram expostos ou espalhados pelo chão
Acondicione o lixo em sacos plásticos ou outros recipientes fechados e entregue para o serviço de coleta
Elimine baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, eles são fontes de alimento para os escorpiões

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389