Mais de dez toneladas de resíduos foram recolhidas no dia Mundial de Limpeza das praias de Natal


Mais de dez toneladas de resíduos foram recolhidas no dia Mundial de Limpeza das praias de Natal
Assessoria Semurb

Quase duas mil pessoas participaram e mais de dez toneladas de resíduos foram recolhidos da orla urbana de Natal, no Dia Mundial da Limpeza, ocorrido no último sábado (17). Com o apoio da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), voluntários e servidores se envolveram na ação, que foi marcada pela limpeza das praias da Redinha, do Meio, Forte, Artistas, Areia Preta e Ponta Negra. A ação também teve o apoio da Marinha e Iate Clube de Natal. 

Durante todo sábado quase duas mil pessoas entre estudantes, moradores, servidores e profissionais de muitas áreas e a coordenação do projeto arregaçaram as mangas e retiram das praias Plástico, lata, resíduo orgânico, santinhos, isopor, borracha, papelão, papel, nylon, vidro, esponja sintética, camisinha/látex, cigarro, pano, piche e até tubos de tvs. Ao todo foram 462 sacos de lixo coletados, nos vários pontos da orla e até nas margens do Rio Potengi.

Para realizar a coleta foram entregues camisetas do Dia Mundial da Limpeza e luvas de proteção. A coleta as margens do Rio Potengi foi realizada por servidores da Semurb e alguns voluntários, que foram levados por um barco para o outro lado do rio, oferecido pela Marinha, que também foi parceira do evento. A maior parte do material recolhido era de garrafas de plástico, latinhas, embalagens, canudos e tampas. Todo o lixo recolhido foi levado pelos agentes de limpeza e levados a um caminhão coletor da Urbana para uma destinação adequada.

Segundo o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, que esteve presente na ação, o Dia Mundial da Limpeza é especial no mundo todo, já que mobiliza toda a sociedade por uma questão ambiental urgente há anos. “O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo e é um dos países da América do Sul que tem pior índice de destinação de seus resíduos sólidos urbanos, então é de extrema importância que o poder público e a sociedade contribua para a limpeza da nossa cidade, pois é agindo de forma local que podemos fazer uma diferença”, ressalta.

Organizada pelo Instituto Cidade Limpa, a iniciativa contou com mais de 1.983 participantes e coletou em torno de 462 sacos de lixo, que foram recolhidos das praias. Segundo o cofundador do Instituto, Sérgio Fernandes, a instituição tem uma missão com a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para tornar Natal a cidade mais limpa do Brasil até 2030. “Esse é o grande desafio, junto com a Prefeitura do Natal, as secretarias e todas as entidades participantes. A gente já teve a cidade mais limpa do Brasil que foi Acari, agora precisamos trabalhar para fazer isso acontecer com a capital”, destaca.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Em um único dia, desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Aqui em Natal, a ação atuou desde Ponta Negra até a Redinha, reunindo mais de 1.500 voluntários potiguares nesta iniciativa que acontece desde 2018.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389