Estudantes da Escola M. João Paulo II participam da 16ª Primavera dos Museus

Foto: Adrovando Claro/ SME

Os estudantes da Escola Municipal João Paulo II participaram nesta terça-feira (20), do Projeto Pelotão da Cidadania, visitando as instalações do Museu Câmara Cascudo (UFRN). O objetivo do projeto é propiciar que as unidades de ensino da Rede Municipal de Natal vivenciem um dia diferente fora da rotina comum, oportunizando um momento de aula de campo, agregando conhecimento e cultura. A visita ao Museu Câmara Cascudo foi inserida dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus. A Escola Municipal João Paulo II está localizada no bairro de Lagoa Azul.

Os 35 estudantes conheceram as salas de Ciências Naturais, Antropológicas e de Paleontologia do museu, percorrendo exposições, painéis e mostra que enaltecem a Paleontologia da Bacia Potiguar, caracterizada por apresentar fósseis de peixes, moluscos, corais e ossos da preguiça gigante, incluindo um dente de mastodonte. Esqueletos de elefante, baleia, golfinhos, leão, animais domésticos e ossos de primatas – macaco e humano – despertaram a atenção dos estudantes na sala de Anatomia Comparada.

A visita também percorreu a sala de Iconologia com mostras de vestígios, pegadas, rastros, ovos, tocas de habitações entre outros objetos de estudos que são descobertas em escavações. Os dinossauros através de réplica de crânio, pegadas em rochas e até os dentes de Terópodes, fragmentos de fêmur do dinossauro herbívoro Diplodocoidea, encontrados na Bacia Potiguar também foram apreciados.

A visita foi acompanhada pela diretora pedagógica da Escola Municipal João Paulo II, Sônia Maria da Silva Silveira, destacando que muitos alunos vieram pela primeira vez ao museu, e que é de grande importância a aula de campo para conhecer a arte, história, ciência e a geografia da cidade e do RN. “São conhecimentos que jamais vão ser esquecidos. Muitos estão encantados com a visita e vieram pela primeira vez, já querem voltar de novo com a família. Então, isso é muito importante na vida de cada criança,” acrescentou.

Os alunos da escola comentaram os aspectos didáticos da visita ao museu para o aprendizado de cada um. “Gostei bastante daqui, pois vi os fósseis, consigo aprender novas coisas, tiro foto, aprendo sobre o nosso passado. Foi uma visita interessante,” disse Isaque Arthur de Almeida, 10 anos. Já Geisi Maria Ferreira da Silva, nove anos, apontou que o contato com os fósseis proporcionou conhecimentos: “Essas coisas de antigamente como os dinossauros, os animais que já foram enterrados, é muito legal para saber como viviam”. Quem também comentou foi Enzo Gael  ngelo da Silva, com nove anos, falando do entendimento sobre a Era Mesozoica. “Estou achando essa visita muito boa porque eu aprendi que os fósseis são gerados por outros animais, além dos dinossauros e também que morcego só come fruta,” revelou.

A professora Marlúcia Cavalcante Silva, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação no Programa Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, esclareceu que a oportunidade da aula de campo na Primavera dos Museus, trouxe um impacto positivo para os conteúdos de sala de aula.  “Eles além do aprendizado em geral, ficaram encantados com os fósseis e vão sempre lembrar esses conhecimentos como alunos multiplicadores de saberes,” concluiu.

Primavera dos Museus

A 16ª Primavera dos Museus é uma temporada anual, marcada por eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema. Este ano “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido com a proposta de renovar os olhares sobre esse fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.