Prefeito Álvaro Dias empossa membros do Conselho LGBT Natal

Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias deu posse aos 15 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (27), no Palácio Felipe Camarão. Os conselheiros assumem para o mandato 2022/24.

O Conselho, que foi criado em 2019, por decreto, e está ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do município, é um órgão consultivo e tem mandato de dois anos. O fórum é composto por representantes da Secretaria de Educação, da Saúde, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Trabalho e Assistência Social, Cultura, OAB, UFRN e organizações LGBT que atuam em Natal. Os conselheiros fazem parte do serviço público não remunerado.

O Prefeito Álvaro Dias, sensível às causas sociais determinou que a gestão trabalhasse na garantia e efetivação de políticas públicas voltadas ao segmento LGBTQIA+, para combater preconceitos, promover igualdade e lutar para que a sociedade avance e respeite cada vez mais as questões do movimento.

“Não vamos arredar o pé da nossa proposta de combater o preconceito. Vamos continuar agindo para que novos espaços de acolhimento possam se abrir na nossa cidade fazendo todos verem o quanto é importante respeitar a todos os seres humanos”, comentou o prefeito.

Álvaro Dias relembrou o início do movimento em Nova York, citou avanços, confirmou que ainda há a necessidade de evolução na sociedade e citou realizações de sua gestão no setor.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura estão a própria criação e instalação do Conselho Municipal LGBT; abertura do Centro Municipal LGBT; criação do Ambulatório Transexual e Travesti; Abertura de Editais LGBTQIA+ na secretaria de Cultura; além de diversas outras iniciativas de apoio e suporte ao segmento, sobretudo, durante a pandemia. “Queremos que as pessoas possam viver com o respeito de toda a sociedade independente de sua opção sexual, orientação, raça ou qualquer escolha”, disse Álvaro Dias.

Com o Salão Nobre lotado de representantes dos movimentos e outras autoridades, a Prefeitura de Natal teve seu trabalho reconhecido entre todos que optaram por discursar na cerimônia. Wilson Dantas Sobrinho, representante dos novos conselheiros resumiu: “É um dia histórico. Nós, enquanto movimento social, temos que reconhecer que a gestão atual foi a única que nos deu essa atenção. Nós, em Natal, nunca tivemos tanto avanço. Obrigado ao prefeito”, disse.

O secretário de Direitos Humanos e o coordenador do Centro LGBT citaram as realizações em termos de legislações sancionadas pela atual gestão e as obras que levaram mais cidadania ao movimento em Natal. O evento contou com a representação do Governo do Estado (Janaína Lima - Coordenadora de Diversidade Sexual) e da Câmara Municipal (Vereadora Brisa Bracchi).

Conselheiros empossados:

Representando a SEMIDH
Titular: Pedro Henrique Venâncio do Nascimento.
Suplente: Suenia do Nascimento Leite

Suplente: Moacir Fernandes de Morais Júnior

Representando a UFRN
Titular: Cleiton Vieira do Rego - Núcleo Interdisciplinar Tiresias