Memória das Artes Visuais em Natal é relembrada

Muitos não sabem, mas Natal é uma das poucas cidades brasileiras a comemorar o Dia do Artista Plástico, lembrado em 8 de maio. Não é para menos, afinal, a capital potiguar sempre respirou ares vanguardistas, especialmente no tocante às artes. A data, comemorada há dez anos, será lembrada durante seis dias (de 04 a 09 de maio) pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

“O tema que permeia os cinco dias de programação resgata a memória desses dez anos das artes visuais em Natal”, explica a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, Sanzia Pinheiro. Intervenções urbanas, palestras, Feira de Artes Visuais no Porto de Natal, exposições, grafitagem e ônibus circulando com obras de arte se espalham por toda a cidade durante os sete dias de evento. Todas as manifestações artísticas podem ser vistas gratuitamente. Foram convidados a proferir palestras os artistas Fernando Cocchiarale (SP), Jared Domicio (CE), Pedro Pereira (RN), Fábio de Ojuara (RN) e Jota Medeiros (RN).

Palestras
Uma programação diversificada de segunda a domingo foi elaborada pelo Núcleo de Artes Visuais da Funcarte. A abertura das comemorações do Dia do Artista Plástico acontece dia 4 de abril (segunda-feira), às 19h, no Auditório da Capitania,  com Pedro Pereira e Jota Medeiros conversando sobre os “10 Anos do 8 de Maio a 100 Anos de Natal Futurista”.

Na terça-feira (05/05), o artista cearense Jared Domicio também estará no auditório da Capitania das Artes, a partir das 19h, proferindo a palestra “Projetos e Portfólios: Ideias e Construções”.

O ciclo de palestras é encerrado na quinta-feira (07/04) pelo paulista Fernando Cocchiarale e pelo potiguar Fábio di Ojuara, que dialogam com a platéia sobre “A Diversidade na Produção da Arte Contemporânea: Meios, Linguagens e Discursos”.

Intervenções urbanas relembram artes visuais em Natal
Na quarta (06/05), na quinta (07/05) e na sexta-feira (08/05), dez intervenções urbanas acontecem nos quatro cantos de Natal, todas com temáticas relacionadas à memória das artes visuais na capital.

Além disso, os ônibus da cidade se tornam um instrumento de expressão da arte. Um ônibus inteiro será grafitado ao vivo, e quatro ônibus circularão com bus doors (janela traseira do ônibus) que levarão releituras particulares de artistas natalenses das obras de Moura Rabello, cujo legado artístico é considerado um dos mais importantes da história potiguar.

Moura Rabelo nasceu em Natal em 18 de outubro de 1895, tornou-se conhecido nacionalmente e elogiado por nomes como Dorian Gray, que cita o retrato de Manuel Bandeira como um dos melhores feitos pelo artista. Rabelo era dotado de grande habilidade para pintar retratos de pessoas e paisagens do ambiente potiguar.

Exposições
Duas exposições serão inauguradas em comemoração ao Dia do Artista Plástico. A mostra coletiva de pintura “Nuances” abre na quarta-feira (06/04), às 18h, no Natal Shopping, sem tempo de exposição definido.

No sábado (09/04), acontece na Galeria de Artes da Funcarte , às 19h, a vernissage da exposição sobre arte contemporânea realizada também por um coletivo de artistas, a qual se estende até 20 de maio.

Feira de Artes Visuais
Às margens do Potengi, em frente à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), as pessoas poderão ver no sábado (09/05) as obras expostas na Feira de Artes Visuais, e o melhor: terão a oportunidade de comprá-las por, no máximo, R$ 50.

“Além do preço, estabelecemos um limite de tamanho para as obras, que não deve ultrapassar 30 X 30. É uma forma de estimular a comercialização dessas artes, uma das metas da nossa gestão. Os filhos podem até comprar os presentes do Dia das Mães lá”, brinca Sanzia Pinheiro. Os artistas interessados em expor obras na Feira já podem se inscrever na Capitania das Artes.

O artista plástico de São Paulo Rafael Beznos também participa da Feira projetando imagens da cidade que podem ser modificadas pelos participantes, o que permite a eles fazer intervenções urbanas na cidade.

Orientações para projetos
O artista plástico Jared Domicio, que profere palestra na terça, também orientará um grupo de 20 artistas a inserir projetos em editais. O convidado cearense ensinará os trâmites necessários à inserção para cada artista em particular, já que cada projeto tem sua especificidade. A orientação acontece na quarta-feira (05/05) e na quinta-feira (06/05) pela manhã e à tarde, e as inscrições para participar já estão abertas na Funcarte.