Secretaria de Educação abre inscrições para a II Feira Natalense da Matemática

Foto: Adrovando Claro/SME

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para a participação de professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino na II Feira Natalense de Matemática que acontece nos dias 07 e 08 de dezembro de 2022 no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento é organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental por meio do Setor de Ações e Projetos, com o objetivo de motivar os educandos a buscar novos conhecimentos, produzir conceitos e desenvolver o pensamento científico utilizando das possibilidades pedagógicas que a disciplina possui. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 31 de outubro em um formulário digital

“O evento procura contribuir para o “aprender a fazer” e “fazer para aprender” dos alunos, uma vez que eles participam desde o planejamento a execução do que será exposto durante a feira. Para a segunda edição, serão expostos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo de 2022, incluindo também práticas ocorridas durante os últimos dois anos, em que não foram possíveis a realização do evento devido ao advento da pandemia da Covid – 19, mas que é sabido a existência de muitas práticas exitosas nesse período e que agora poderão ser socializadas”, destaca a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Noélia Barbosa Costa de Queiroz.

Para a edição de 2022, a Feira vai ampliar as áreas de conhecimento exercitadas ao acrescentar novos desafios, como por exemplo, um concurso de redação para alunos dos Anos Finais e EJA (Níveis 3 e 4), com a temática, “Como seria o mundo sem a Matemática?”. Também será realizado um concurso de frases, respondendo à pergunta: “Afinal, para que serve a Matemática?”, para alunos dos Anos Iniciais e EJA (Níveis 1 e 2).

Os trabalhos expostos seguirão uma perspectiva interdisciplinar, relacionando o ensino da Matemática com o cotidiano discente, mesma metodologia utilizada nas formações da disciplina oferecidas aos professores da Rede Municipal de Ensino.  Os trabalhos serão apresentados à sociedade por meio da exposição de stands, banners e oficinas, que passam pela avaliação descritiva da equipe de Matemática da Secretaria Municipal de Educação.

A feira teve sua primeira edição em março de 2020, contando com a parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a participação de 32 professores expositores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos de 15 escolas da Rede Municipal de Natal.