Semurb promove palestra sobre saúde mental para colaboradores

Foto: Divulgação

O Setembro Amarelo é a campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. E para encerrar o mês, o projeto Bem-estar Social e Qualidade de Vida da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realiza nesta sexta-feira (30), uma roda de conversa com os servidores sobre saúde mental. A ação trará como convidada, a psicóloga Andréia Cristina dos Santos.

A informação é uma poderosa ferramenta para quebrar estigmas e preconceitos que existem sobre o tema. Por isso, é fundamental que o assunto não seja um tabu e a psicoeducação é uma estratégia necessária. Para a coordenadora do projeto, Mariza Rejane Álvares, este é um dos períodos mais importantes do ano para desenvolver ações que promovam o equilíbrio emocional dos servidores.

"O trabalho afeta diretamente o estado psicológico e pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e síndrome de Burnout", disse ela. Além disso, para que os servidores compreendam a íntima relação entre saúde mental, trabalho e suicídio, é  muito importante momentos como esse, de informação e de conscientização.

"Culturalmente é um assunto tabu e as pessoas preferem nem falar. Mas trazer o tema para o ambiente de trabalho é uma forma de ajudar, inclusive para identificar sintomas e saber o que fazer para procurar ajuda para si ou para outra pessoa. O objetivo é estimular a reflexão acerca de qualidade de vida e bem-estar", acrescenta.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.