Com programação voltada para servidoras, Prefeitura encerra campanha do “Outubro Rosa” em Natal

Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

Com envolvimento de toda a estrutura da administração pública municipal, a Prefeitura de Natal encerrou nesta quinta-feira (27) a programação da campanha “Outubro Rosa”. As servidoras das secretarias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Serviços Urbanos (Semsur), Habitação (Seharpe) e Procuradoria Geral do Município (PGM) participaram de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, ministrada por uma equipe de profissionais de saúde do Distrito Leste, bem como tiveram acesso a diversas ações de saúde, beleza e bem-estar. A ação também foi uma homenagem aos funcionários pela passagem do Dia do Servidor Público, celebrado nesta sexta (28). A primeira-dama do Município, Amanda Dias, participou da iniciativa.

Na palestra, foi abordada a importância do autoexame e também houve o reforço da necessidade das mulheres realizarem, pelo menos uma vez ao ano, o exame de mamografia, procedimento fundamental para a detecção precoce da doença. A palestrante também lembrou que a Prefeitura intensificou o trabalho de prevenção ao câncer de mama, ampliando a oferta dos exames de mamografia aos usuários da rede pública municipal de saúde e zerando a fila. Após o momento pedagógico, as usuárias puderam realizar exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Também foram aplicadas vacinas de Influenza, Tríplice Viral e Covid-19 para quem estava com doses em atraso.

A primeira-dama, representando o prefeito Álvaro Dias na atividade, parabenizou a todos pelo empenho e dedicação na realização do evento e disse que iniciativas como essa são muito importantes para a preservação de vidas. “O trabalho realizado aqui tem um efeito vital para muita gente. O prefeito Álvaro Dias, como médico, tem um olhar especial para a saúde e desde que assumiu a gestão tem buscado reforçar e valorizar as políticas públicas na área. O trabalho da Prefeitura ao longo da pandemia foi uma prova dessa preocupação. Em sua gestão, Álvaro reforçou a assistência voltada à prevenção ao câncer de mama e hoje não há demanda reprimida para a realização de exames de mamografia para os usuários da rede pública municipal de saúde. Esse é um indicador excelente e mostra que campanhas como o Outubro Rosa têm alcançado seus objetivos. Mesmo assim, sempre é bom lembrarmos da importância do cuidado com a nossa saúde, sobretudo para as mulheres que diariamente enfrentam muitos desafios e às vezes acabam esquecendo um pouco de olhar para si”, destacou Amanda Dias.