SME realiza formação para os professores-alfabetizadores do Programa Aprendendo Mais

Foto: Adrovando Claro/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Setor de Educação de Jovens e Adultos, está realizando a formação inicial do Programa de Alfabetização “Aprendendo Mais”, para os 11 professores-alfabetizadores e coordenadores classificados no edital do processo seletivo do programa. A formação que iniciou no dia 21 de outubro, segue até o dia 04 de novembro, completando a carga horária de 64 horas.

Os temas abrangem práticas de alfabetização, princípios teóricos e metodológicos para formação dos educadores dentro do processo de alfabetização de jovens e adultos. As temáticas  “Construção do trabalho de alfabetização na EJA registro em portfólio”, com a professora Paula Francimar da Silva Eleutério e “Competências matemática básica e o processo de alfabetização matemática de jovens e adultos”, com o professor José Paulino Filho, fizeram parte desse terceiro encontro, realizado no último sábado (29), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O Programa de Alfabetização “Aprendendo Mais”, criado em 2019, está em uma segunda fase através da portaria 68/2022, que normatiza o planejamento de atividades e tem todas as orientações de funcionamento. Inicialmente o programa vai atender cinco turmas, sendo na Associação Juventude Cidadã (Nossa Senhora da Apresentação), Comunidade Terapêutica (Planalto e Guarapes) e no Conselho Comunitário do bairro Pajuçara.

As turmas estão sendo formadas em espaços não escolares, onde o professor é que vai até o aluno, com toda instalação equipada e autorizada por uma declaração da instituição parceira. O curso de alfabetização tem duração de cinco meses. A Secretaria Municipal de Educação vai contratar cinco professores e uma coordenadora e as aulas estão previstas para começar no dia 07 de novembro, nesses locais. O quantitativo de alunos será no mínimo 15 e no máximo 25 alunos por turma e os horários são de acordo com a necessidade da realidade desse local, podendo ter aulas à tarde ou à noite.

O assessor pedagógico do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Kerôncio Cleverson de Queiroz, ressaltou que a segunda edição do programa tem como objetivo principal a alfabetização visando o ingresso na Educação de Jovens e Adultos. “Esse programa tem vários objetivos, além de oportunizar a alfabetização, garantir a formação cidadã desses alunos. E a nossa formação é composta por diversos conteúdos que serão fundamentais para que esses professores formadores possam trabalhar esses estudantes em período de cinco meses e deixá-los aptos ao ingresso na Educação de Jovens e Adultos”, disse.

A professora Paula Eleutério reforçou que o tema da aula que proferiu na formação tem por objetivo geral possibilitar que professores e coordenadores do Programa “Aprendendo Mais” reconheçam a importância do planejamento de atividades, que possibilitem a organização de um ambiente favorável à aprendizagem e do registro em portfólio, como atividades necessárias ao processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico. “Isso compreende também a importância do portfólio para o processo ensino-aprendizagem e como orientação da construção do portfólio, objetivando acompanhar e avaliar a prática pedagógica”, finalizou.

“A formação está sendo maravilhosa, ainda mais por termos a oportunidade de trocar experiências com professores de excelência. O programa é uma forma de proporcionar aos jovens, adultos e idosos a percepção de que é possível ter uma nova esperança por dias melhores através do estudo e de conhecer-se como cidadão pensante, de valor e de protagonista na sua própria história”, afirmou a professora-alfabetizadora Ilane Lins.

Já a coordenadora Aline Guedes declarou que foram ensinamentos e orientações que reforçaram na missão o desejo de quebrar paradigmas e mudar a realidade da cidade, em questões de analfabetismo. “Palavras de ordem e amor são proclamadas a todo momento, por toda equipe, entrelaçadas de teorias, práticas e ciências, que foram trazidas a nós com muita responsabilidade e carinho com base em uma Educação Freiriana”, resumiu a cursista.