Centros de Educação Infantil reforçam importância da vacinação nas crianças

Foto: Manoel Barbosa/SME

Uma ação em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde está mobilizando as famílias das crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Natal para atualização dos cartões de vacinas das crianças em idade escolar e dos profissionais que atuam nos CMEIs.  Estão sendo oferecidas 12 tipos de vacinas, servindo para o processo de proteção sanitária no ambiente escolar e evitando a proliferação de doenças entre os estudantes e funcionários.

Nesta segunda-feira (31), a vacinação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Gurgel de Medeiros, localizado no bairro Potengi e que atende 397 crianças nos dois turnos. Foram ministradas 143 doses contra Poliomielite, Febre Amarela, Influenza, Varicela, Tríplice Viral e Coronavac.

A gestora administrativa Janaína Silveira comentou sobre como foi o processo para a campanha de vacinação. “A proposta é fechar esse esquema vacinal das crianças. Essa junção das duas secretarias é de extrema importância para a realização da ação. Desde quinta-feira (27), estávamos fazendo a divulgação da vacinação nas redes sociais e falando com os pais em grupos de WhatsApp. Essa campanha serve para refletirmos sobre a importância da vacina e discutir sobre sua finalidade na proteção das crianças”.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Veruska Ramos, comentou sobre a campanha de vacinação nos CMEIs e os detalhes pertinentes aos processos de imunização que serão realizados. “Trazemos todas as vacinas que compõem o calendário da criança, de seis meses até menos de cinco anos. Em torno de 12 tipos de vacina. Todas as vacinas contra Poliomielite não só a gotinha como a injetável, contra a Hepatite B, contra a Hepatite A, Febre Amarela, Varicela, Tríplice Viral, Sarampo, Rubéola e Caxumba, trazemos a Tríplice Bacteriana, Antitetânica, Difteria e Coqueluche. Ao analisar as cadernetas de vacina, muitas crianças não estão atualizando o calendário, pensando nisso resolvemos trazer a vacinação para dentro das escolas, dando seguimento na parte educacional sobre a importância da vacinação. É um momento que os protege e em parceria com o CMEI, queremos garantir realmente a efetivação de uma campanha de conscientização onde os pais entendam sobre o porquê disso estar acontecendo e sua função de evitar surtos de doenças”, disse.

A educadora infantil Gilciane Soares Batista, do CMEI Professor Antônio Gurgel, e mãe de Theo Brendan Batista, de quatro anos, contou sobre como se sente em ver uma ação como essa sendo realizada no espaço em que leciona, mas também no espaço em que estuda o filho. “Ele recebeu logo quatro vacinas. É muito importante estar com o cartão de vacinação atualizado pois são vacinas que vão trazer benefícios para a vida das crianças, para a saúde delas, é importante pois vai proteger mais contra as doenças e trazer para elas a possibilidade de um crescimento saudável. Vai protegê-las contra essas doenças que sempre precisamos nos prevenir para que não voltem. São as vacinas que fazem com que essas enfermidades sejam combatidas”, afirmou.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano destaca a necessidade da atualização da carteira de vacinação das crianças. “É uma ação importante, segura e eficaz para proteger as crianças e a comunidade de determinadas doenças. A vacinação nos CMEI foi proposta como mais uma iniciativa para assegurar o direito das crianças. Estamos felizes com a parceria estabelecida e com o sucesso dessa ação”, pontua Capistrano.

CMEI Professora Terezinha de Jesus

No Centro Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus Souza de Lima, localizado no bairro Potengi, a ação aconteceu na última sexta-feira (28), com a aplicação de 211 doses das vacinas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade de ensino tem 457 crianças matriculadas.

A mãe das gêmeas Wislyany Oliveira Costa e Wesleany Oliveira Costa, de seis anos, Íris Oliveira de Abreu comentou sobre a oportunidade de vacinar as filhas no ambiente escolar. "Muito bom, muito bom mesmo. Eu gostei bastante de ter essa facilidade de poder vacinar as crianças na escola mesmo, sem que eu precise levá-las até o posto. As meninas estavam com três vacinas em atraso e por causa dessa facilidade, conseguiram tomar a vacina hoje”.

A gestora administrativa do CMEI Professora Terezinha de Jesus Souza de Lima, Maria Vânia Xavier da Cunha, falou sobre a ação das duas secretarias. “O nosso CMEI tem um grande número de crianças matriculadas na Educação Infantil, e por isso, está recebendo esta iniciativa importante para atualizar o calendário vacinal das crianças e também dos adultos que trabalham no nosso espaço escolar”, disse.

Nos próximos dias acontece  a vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil Professor Belchior Jorge de Sá, Mailde Ferreira Pinto Galvão, Padre Sabino Gentille, Professora Elizabeth Teotônio da Fonseca Mello, Evangelina Elita de Sousa, Professora Francisca Célia Martins de Souza, Professora Maria das Graças Mota, Professor José Carlos Bezerra de Jesus Filho, Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho, Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, Professora Maria Cleonice Alves Pontes, Professora Maria da Piedade de Melo e Silva, Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo, Professora Maria Nazaré da Costa Galvão e Maria Lucila A. de Carvalho.