Semurb realiza tamponamentos na zona Norte de Natal

Divulgação/Semurb

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizaram ações de tamponamento na zona Norte de Natal para acabar com ligações clandestinas de água servida para a via pública. Foram tamponados 17 imóveis no total, sendo 12 na Rua João Leão Fernandes, dois na Rua Rio das Ostras e três na Rua Antônia Santana. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Natal e ocorreu na tarde dessa quinta-feira (3).

“Os 12 tamponamentos na Rua João Leão Fernandes foram feitos pois o lançamento desse esgoto descia pela rua e acumulava-se no cruzamento com a Rua Josivaldo Gomes. Essa lagoa de efluentes trazia um perigo para a população de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Além de impedir o cidadão de ir e vir”, conta o supervisor de fiscalização de poluição de água e do solo, Gustavo Szilagyi.

Seis moradores da Rua João Leão Fernandes já haviam sido notificados anteriormente, mas cinco deles não cumpriram as ordens para fechar as ligações clandestinas, sendo necessário realizar os tamponamentos. Na mesma rua, outros sete imóveis foram tamponados, sendo colocados dois tampões na mesma propriedade.

Ainda segundo Szilagyi, essa rua que fica localizada na comunidade Santa Cecília, no bairro de Pajuçara, foi mapeada pela Secretaria de Saúde (SMS) como uma das comunidades que mais tem tido casos de arboviroses na capital potiguar. Por isso, a ação também tinha o objetivo de combater esse tipo de transtorno causado pelo acúmulo de água parada e suja.

Já na Rua Rio das Ostras, dois dos quatro imóveis fiscalizados foram tamponados.  E na Rua Antônia Santana, cinco moradores foram notificados por ligação de água servida para a via pública, mas que não haviam sido notificados na primeira ação.

“Como não tinham sido previamente notificados, esses moradores receberam essa notificação, com prazo de 15 dias para resolverem o problema e fecharem esses ligamentos. Caso eles não cumpram, os fiscais retornam ao local e realizam o tamponamento desses imóveis”, explica Szilagyi. Além disso, um imóvel recebeu dois tampões.

A Semurb alerta que descartar água servida na rua ou promover ligação de esgoto na rede de drenagem além de ser ilegal, acarreta danos à saúde da população e traz prejuízos para os cofres públicos. A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.