Festival de Música revela talento dos estudantes da Escola M. Prof. Ascendino de Almeida


Festival de Música revela talento dos estudantes da Escola M. Prof. Ascendino de Almeida
Foto: Adrovando Claro/SME

Músicas autorais, criadas pelos professores e estudantes, com harmonia do maestro Fábio Cruz, além das apresentações das turmas, do Coral Tra lá lá, da Trupe do Ascendino e do grupo de dança da escola, fizeram parte da programação do Festival de Música da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior. O evento aconteceu no sábado (5), na sede da escola, situada no bairro Pitimbu.    
 

De acordo com a diretora administrativa, Mintza Idesis Jácome Bezerra, o Festival de Música é um evento tradicional da escola, que acontece todos os anos, resultando em um trabalho de 77 músicas autorais, produzidas pelos professores e alunos com harmonia do professor e maestro Fábio Cruz. “É um grande prazer a realização deste festival, porque a nossa escola é muito musical e cultural. É um momento de educar as crianças, ensinar acerca de diversos temas dentro dessas músicas produzidas. É mais uma forma de trabalhar com os alunos, tanto a leitura, como a escrita, como a cidadania, ética e conceitos importantes na educação”, explicou a diretora.    
 

O professor de música da escola, Fábio Cruz, comentou que o festival traz temas pertinentes e adequados à educação dos estudantes como o folclore, amizade, estudo e esporte. “Nesse caminho é que o professor tenta transitar para conduzir as crianças a trabalharem com poesia e música, educação e socialização, enfim, é um aspecto muito amplo dentro da arte e educação”, afirmou.  
 

A estudante do 5º ano, Rute Maria Ribeiro Pereira, de 11 anos, participou do encerramento do festival com a apresentação do grupo de dança. “O festival foi bom, ensaiamos bastante para essa apresentação e para deixarmos orgulhosos as diretoras e professores no evento da escola”, resumiu.
 

Comemoração dos 28 anos da escola  
 

Dentro da programação do Festival de Música, também aconteceu as comemorações dos 28 anos da escola, com a participação de toda a comunidade escolar e a entrega da premiação dos estudantes destaques da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  
 

A diretora pedagógica Ana Beatriz Batista de Paula, ressaltou que não podiam deixar de homenagear os alunos aprovados na primeira e segunda fase da OBMEP, com certificados e brindes. Na ocasião, agradeceu ainda aos professores e estagiários que ajudaram no processo educativo através de um reforço nas aulas de Matemática. “Foram 54 crianças aprovadas do 2º ao 5º ano, 27 na Olimpíada Mirim 1 e 27 na Olimpíada Mirim 2”, lembrou.
 

Da escola, obtiveram as melhores notas na OBMEP, Clarice Fernandes Bezerra, Thomas Victor Lima Marinho e Jonathan Gustavo Alves Olinto, no Nível 1 Mirim. Já no nível Mirim 2 se destacaram João Guilherme Porpino de Farias, Cecília Nóia de Carvalho, Jessé da Silva Barros e Beatriz Lopes Eufrásio.
 

Representando a Secretaria Municipal de Educação de Natal estavam a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda e a assessora pedagógica de Matemática, Romeica Cristina Godim. O evento contou ainda com a participação especial dos poetas José de Castro e Marcos Medeiros.  
 

A secretária Naire Capistano reforçou que era um momento de compartilhar com toda a comunidade as produções escolares. “É aniversário da escola, é momento de celebração, comemorar com cultura, com produções artísticas, além de música, vimos pintura, teatro, poesia e houve ainda dois momentos importantes que foi a premiação dos alunos que se destacaram na OBMEP e o festival de música em si, com os corais, proporcionando à comunidade muita alegria”, destacou.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389