Novos entrevistadores da Semtas concluem capacitação para agilizar atendimentos do Cadastro Único

Foto: Semtas

Pensando em agilizar o atendimento aos usuários do Cadastro Único, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou nesta segunda-feira (07), a entrega de certificados para os 21 dos novos entrevistadores que vão atuar no preenchimento de formulários do CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.

A capacitação serviu para alinhar os conhecimentos técnicos dos profissionais com as atualizações existentes nos programas sociais e seus respectivos sistemas. Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o curso foi uma excelente oportunidade “Os novos colaboradores tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, tanto no sistema como também de todas as nuances que envolvem o Cadastro Único. É uma capacitação muito importante. São esses profissionais que estão recebendo a população e informando, requer muita atenção e responsabilidade, e o curso garantirá um serviço de excelência para os usuários”, destacou.

A chefe de setor do Cadastro Único,  Andreia Melo, comemorou esse importante passo para a ampliação do atendimento do Cadastro Único. “Foi ótima. Os entrevistadores  ficaram bastante felizes e com a certeza que aproveitaram bastante a capacitação. Foram tiradas muitas dúvidas sobre situações que acontecem no dia a dia nos momentos das entrevistas com os usuários. Esse foi um importante passo dado pela Prefeitura do Natal através da Semtas, para aumentar a capacidade de atendimento aos usuários que buscam nossos serviços.”, concluiu.

A entrevistadora, Theniff Bernardo, acrescenta que a capacitação é muito importante, além de também identificar as dificuldades dos participantes referentes às demandas e prioridades dos usuários para se obter o cadastramento com sucesso e rapidez. “Entendemos que as pessoas que vêm em busca de atendimento têm uma necessidade e certa urgência, estão em vulnerabilidade social. E  lidar com um profissional não capacitado pode retardar aquela situação de urgência. O curso nos proporcionou ter mais conhecimento e cuidado no atendimento. Além disso é importante a capacitação para um atendimento mais humanizado e eficaz”, afirmou

A capacitação foi dividida em duas turmas para evitar aglomerações, manhã e tarde, teve carga horária de 60 horas para cada turma. O curso contou com encontros presenciais de aulas teóricas e práticas, divididas em três semanas, ministradas por servidores veteranos da Semtas.

Entenda

O Cadastro Único tem como objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros. É uma ferramenta do Governo Federal para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social e inclusão destas famílias nos programas de transferência de renda.