Estudantes da Escola M. Vereador José Sotero recebem a banda Cantocalismo

Foto: Felipe Dantas/SME

Iniciada nos anos de 1980, a banda potiguar Cantocalismo realizou uma apresentação musical nesta segunda-feira (07) para os estudantes da Escola Municipal Vereador José Sotero. O momento faz parte de um projeto executado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, contou com um bate papo e um pocket show com músicas nacionais como “Bete Balanço”, clássica composição de Cazuza e Frejat, além de composições autorais da banda. Ao todo, 383 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental acompanharam o pocket show que aconteceu no ginásio poliesportivo da unidade de ensino.

Atuando na música há 30 anos, o vocalista da Cacau Vasconcelos comentou sobre o projeto e a importância de trazer a música potiguar aos jovens. “Quando lançamos o projeto estava contemplado visitar uma escola pública, justamente para falar de música e levar um pouco de cultura. Discutir sobre como a música é importante, não só para a gente, mas para eles também. Se conseguirmos despertar um pouquinho desse sentimento artístico neles, já valeu a pena. A música é uma ferramenta de sonhos e com certeza pode agregar na vida de cada um”, comentou o vocalista da banda que retornou às atividades no ano passado para contar a história do grupo para novas gerações.

A professora de Artes da Escola Municipal Vereador José Sotero, Cristiane Lima de Moraes, contou que já conhecia a banda e afirmou que a existência de um projeto como esse é importante para a construção da identidade e valorização da cultura do Estado. “É de suma importância, pois muitos deles não têm essa realidade desse repertório. Para eles é muito interessante ter esse contato com a música nova e ainda por cima música potiguar. É uma oportunidade muito interessante para não ficarem fechados em uma bolha e conhecerem um artista local com valores de identidade que também são deles”, disse Moraes.

Sensibilizada pela história da banda, Gisele Firmino da Silva, tem 13 anos e é aluna matriculada da Escola Municipal Vereador José Sotero. A estudante contou que toca piano e um dos sonhos é participar de alguma banda ou orquestra. Durante a apresentação da banda Cantocalismo, ela se sentiu motivada em persistir nesse objetivo. “É muito importante saber de uma história como a deles. É fundamental para nós estudantes quando quisermos realizar nossos sonhos, olhar para histórias como essa. Eles começaram com a nossa idade e foram aos poucos até a realização do sonho deles. Isso me incentiva bastante” contou Gisele Firmino.