Estudantes da Rede Municipal são premiados no concurso de poemas Nísia Floresta   


Estudantes da Rede Municipal são premiados no concurso de poemas Nísia Floresta   
Foto: Adrovando Claro/SME

Com o tema “Viver sem violência respeitando as diferenças no mundo virtual”, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, o 6º concurso de poemas Nísia Floresta.  A cerimônia de premiação aos estudantes e professores vencedores aconteceu na tarde da quarta-feira (09), no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC). O concurso tem o objetivo de incentivar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal, para refletir sobre as questões que envolvem violência contra mulher nos vários contextos e ao mesmo tempo a valorização da cultura de paz na comunicação do mundo virtual. 

 
Com coordenação da assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Rosa Magda dos Santos e ainda conselheira titular do CMDM, vários momentos foram potencializados nas escolas como oficinas de poesia, participação de autores, leituras de livros do gênero, o que oportunizou uma simbiose de desejos e inspirações poéticas que resultaram na produção de trabalhos elaborados por estudantes. Segundo a professora, a ação teve a participação dos professores de Língua Portuguesa, mediadores de leituras e gestores que intermediaram a iniciativa literária, oferecendo aos estudantes um despertar de potencialidades e habilidades na escrita criativa de poemas. 

 
“O conjunto dos trabalhos surpreendeu pela criatividade, diversidade de opiniões e adequação contextual ao tema. Esse ano, o foco do concurso nos 21 trabalhos inscritos, possibilitou educadores e estudantes que exercitem um diálogo sobre o tema com uma necessidade de olhar o outro como se olhasse para si mesmo”, destacou Rosa Magda. 

 
Os três primeiros colocados no concurso Nísia Floresta receberam um Tablet Android 11.0 de última geração e seus respectivos professores um conjunto de quatro livros de literatura de autores consagrados na temática sobre mulheres. Em 1º lugar ficou o estudante João Gabriel Alexandre Nascimento da Silva, da E.M. Juvenal Lamartine, em  2º lugar, a aluna Rebeca Sulamita Silva, da E. M. Teresinha Paulino de Lima e  em 3º lugar Caio Ryan Simão da E. M. Professora Francisca de Oliveira. Os professores vencedores foram Polanski Figueiredo da E. M. Professora Francisca de Oliveira, Dalva Simone Linhares da E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima e Rodrigo Brito da Costa da E. M. Juvenal Lamartine.  


A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, acompanhada da chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, enfatizou a importância do concurso de poemas. “Queria destacar a iniciativa da temática significativa para que os professores pudessem trabalhar em sala de aula e incentivar os estudantes o gosto pelas mais variadas formas de literatura e fazer entender que a poesia faz parte de um universo grandioso de conhecimento e por isso as crianças, adolescentes, jovens, adultos precisam se apropriar, ouvindo muitas poesias, e conhecendo autores”, afirmou.

 
Aluno premiado em 1° lugar, João Gabriel Alexandre Nascimento da Silva, de 14 anos, autor da poesia Ódio virtual, disse que seu texto foi inspirado no mundo de beleza e obsessão e que muitos jovens sofrem com depressão e ansiedade é um dos motivos são fotos em redes sociais que não alcançam comentários positivos ou por falta de likes. “As pessoas estão interligadas a um padrão de beleza que elas esquecem do próprio caráter e isso vem gerando tantos comentários negativos da internet, e hoje em dia, é o que traz ao ódio virtual”, explicou.
 

Já Rebeca Sulamita Silva, de 13 anos, aluna que conquistou o 2º lugar, comentou o teor da poesia Por Trás das Telas. “Algumas vezes me sinto até atacada, pois sinto essa comparação com pessoas da internet, vejo que elas têm aquela vida perfeita, corpo ideal, sendo que nada é real, porque usam edições nas fotos, e faz com que as pessoas que estão de fora não saibam que aquilo tudo é uma mentira. Temos que viver nossas vidas realmente como é, sem esse padrão e esse monopólio que existe no mundo hoje em dia”, revelou.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389