Enconat inova e abre espaço para cantores líricos

Foto: Adrovando Claro/SME

Comemorando 28 anos de existência, o Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) inova e conta com a presença de cantores líricos durante todos os dias do evento. Na última sexta-feira (12), se apresentaram oito corais e um artista lirico.

Em um clima cultural e de muita alegria, o público ocupou o auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), esperando a apresentação dos corais Terceira Voz, Vox Angeli Mirtes Araújo, Saúde em Canto, Araraú, Canto de Contas, Acorde e a junção dos três corais Hesed, Huol e Harmus, além da apresentação do contratenor Franz Ribeiro.

O cantor Franz Ribeiro falou sobre a satisfação em participar do evento. “Eu já participei do evento como coralista. É a minha primeira vez como solista, e é sempre um prazer participar desse evento, que é um incentivo à cultura tanto para nós artistas, quanto para a população", afirmou Ribeiro.

O artista explicou que contratenor é um cantor masculino que canta utilizando falsete, cujo alcance vocal é equivalente à da contralto ou mezzo-soprano feminina.

O regente do coral Saúde em Canto, do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Edvaldo Ribeiro de Brito Neto, destacou também a importância do evento. “O encontro de corais de Natal tem importância muito grande para os coralistas, para a nossa cidade, porque é o momento que a gente se prepara o ano todo para mostrar o que a gente tem feito, o que a gente tem preparado e além de confraternizar com coralistas de outros estados. Encontramos outros coralistas, se encontra, tem o prazer de ver o trabalho deles. Então, é muito satisfatório", ressaltou o regente.

Prestigiando o evento, a professora Andreia Rosseli da Fonseca Bezerra contou que todos os anos participa como espectadora do evento. “A experiência é sempre única. As apresentações acabam sendo diferentes, para mim é uma forma de prestigiar a cultura, representada de uma outra forma, por meio dos corais. Gosto muito do coral Sons da Terra, valorizo muito, e venho assistir todos os anos", disse a professora que também é chefe do Setor de Educação em Tempo Integral da SME-Natal.

“É muito interessante e importante, porque aqui, principalmente em Natal, tem muitos corais, e é um momento de divulgar, das pessoas conhecerem. É um momento cultural muito interessante, e desejo chamar cada vez mais pessoas para prestigiar nossa arte. É um evento muito lindo, que todos podem comparecer”, declarou a integrante do coral Terceira Voz, Sandra Maria Bezerra da Silva.