Escola Municipal Vereador José Sotero promove o III Festival de Música

Foto: Manoel Barbosa/SME

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Vereador José Sotero, situada no bairro Igapó, realizou no sábado (19) o III Festival de Música: Encantando na Escola. O projeto existe desde 2019 e tem o objetivo de incentivar os estudantes na prática de música e na interação entre eles.

A gestora pedagógica Francinélia Lucena relatou a importância do festival. “Se dá principalmente pela interação dos alunos com os docentes. O projeto foi idealizado pela professora de Artes, Cris Lima.  No decorrer dos anos, os estudantes estão se sentindo cada vez mais à vontade com a música, perdendo aos poucos a timidez, nem todos participam cantando, mas todos eles se envolvem nos ensaios, na produção, além de que, a música agrega culturalmente e até emocionalmente. Temas importantes como racismo, os valores, violência contra a mulher, assédio, foram abordados durante o projeto, trazendo de forma leve esses assuntos, e valorizando o aluno, incentivando a produção, a expressão corporal e artística, colocando ele como protagonista desse projeto”, explicou a diretora.

“O projeto é bastante importante para a formação do aluno, elevando a autoestima, para que eles futuramente se sintam encorajados, inclusive a buscar novos caminhos. O festival dá visibilidade aos talentos, ao que eles podem produzir e é fundamental não só para a aprendizagem deles, mas para o futuro também”, ressaltou a assessora pedagógica Francisca José do Nascimento Peixoto, do Departamento de Ensino Fundamental da SME-Natal.

Primeiro lugar no festival, cantando “Olhos Castanhos”, de Luísa Sonza, a estudante do 8º ano, Vitória Beatriz Oliveira da Silva (13 anos), falou da preparação e a sensação de ganhar o primeiro lugar. “Foi um preparo muito incrível. A professora Cris é perfeita, ela preparou muito a gente, com vários ensaios com a banda. A escolha da música também foi algo surreal, mandei vídeos, já tinha cantado essa música antes e aí a professora disse: vai essa, essa está perfeita, você vai arrasar. E assim aconteceu, foi maravilhoso”.

O estudante da EJA – Nível IV, Rômulo Maciel Martiniano de Lima (19 anos), cantou a música “Eu já tava bem”, de Wesley Safadão e levou o segundo lugar no festival. “É a terceira vez que eu participo. Na primeira vez eu fiquei em terceiro lugar, foi muito incrível, já na segunda participação, em segundo lugar, e agora pela terceira vez, em segundo lugar novamente. Eu gosto de participar, de cantar, por isso sou muito ativo desde a preparação. A sensação de ficar em segundo lugar foi maravilhosa, depois dessa pandemia, cantando pessoalmente para todos os colegas e não online como foi ano passado. Foi muito bom”.

No ranking do festival estiveram Vitória Beatriz Oliveira da Silva (1° Lugar) com a música: “Olhos Castanhos” (Luísa Sonza), Rômulo Maciel Martiniano de Lima (2º lugar), com a música “Eu já tava bem” (Wesley Safadão) e Maria Moura (3º lugar), com a música “Dizeres” (Lourena e Sant). A premiação foi uma caixa de som com conexão bluetooth, para os três primeiros colocados. A Escola Municipal Vereador José Sotero, atende 720 estudantes, distribuídos do 6° ao 9° ano e da Educação de Jovens e Adultos.