Unidade de Vigilância em Zoonoses orienta sobre descarte adequado de pneus

Foto: SMS

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal orienta a população sobre os cuidados com a utilização e acondicionamento de pneus usados.

A UVZ esclarece que pneus podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação do mosquito, e por isso não podem ficar expostos ao ar livre, em praças ou jardins. Os pneus devem ser levados a uma borracharia, onde serão devidamente acondicionados e transportados para um dos ecopontos espalhados pela cidade para o devido descarte e reciclagem adequada.

Pneus fora de uso e deixados ao ar livre são alguns dos locais mais propícios para ocorrer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A água acumulada neles, combinada com a parte interna protegida do sol, é ideal para o desenvolvimento das larvas do inseto, responsável pelas arboviroses.

“Queremos chamar a atenção da população para o perigo que o descarte inadequado de pneus pode trazer, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos. Fiquem atentos às orientações da SMS”, destacou a secretária municipal de saúde, Rayanne Araújo.