Bares e restaurantes são notificados por poluição sonora na zona Sul no fim de semana

Foto:Divulgação/Semurb

Quatro estabelecimentos  comerciais foram notificados nesse último fim de semana pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), três deles foram por apresentarem potencial para poluição sonora e um por apresentar potencial para poluição atmosférica. Os casos foram identificados após denúncias da população e atendidos no sábado (21).

As equipes vistoriaram seis locais entre bares, restaurantes e também um salão de festas, todos na zona Sul. Um dos locais vistoriados foi um bar onde também funciona um beach tênis, em Nova Descoberta. O estabelecimento foi denunciado por realizar música ao vivo e poluição sonora.

"Foi lavrada a notificação para providência de não gerar ruídos acima dos níveis estabelecidos pela NBR 10151 e dado prazo de de cindo dias para apresentar cópia do alvará de funcionamento, já que o responsável informou que o documento estava com o sócio no momento da vistoria", conta o supervisor de plantão, Felipe Oliveira.

Ainda de acordo com informações da fiscalização da Semurb, dois estabelecimentos denunciados e notificados ficam localizados na Avenida Praia de Ponta Negra. Num dos locais funciona uma praça de alimentação, sendo o denunciado um trailer de lanches e o outro um restaurante do logradouro.

"Um exaustor instalado no trailer tem saída em direção as mesas dos clientes dos outros estabelecimentos. Não foi observada a emissão de fumaça, mas de odor característico do preparo de alimentos gordurosos e calor. Foi lavrada a notificação par providenciar adequação no sistema de exaustão de modo a não incomodar a vizinhança e atender as normas pertinentes, no prazo de dez dias”, acrescenta Oliveira.

Já o restaurante foi notificado por poluição sonora, a atividade foi iniciada recentemente e está trazendo incômodo aos transeuntes com o elevado nível de ruídos emitidos nas apresentações realizadas no espaço.

”No momento da vistoria o estabelecimento estava promovendo música ao vivo com cantor/sanfoneiro, baterista e violonista. E foi notificado a não gerar  ruídos acima dos limites estabelecidos pela NBR 10151 e providenciar a autorização para uso de espaço parte da calçada no prazo de dez dias",  relata o supervisor.

Ainda em Ponta Negra, Rua Altemar Dutra, um estabelecimento dentro do mercado de Ponta Negra também foi notificação para providência por poluição sonora.  Ao todo foram vistoriados seis locais, mas dois estavam fechados no momento da fiscalização, sendo esses um salão de festas em Lagoa Nova e o outro um bar em Ponta Negra, também na Altemar Dutra.

Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. E nos fins de semana e feriados via CIOSP pelo 190.