A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, realizou o 2º ciclo de capacitação promovida pela coordenação de Saúde Mental e o Departamento de Atenção Especializada (DAE), intitulada de “A Reforma Psiquiátrica e o Manejo em Saúde Mental", nesta quinta-feira, no auditório da Policlínica Dr. Carlos Passos.


De acordo com o coordenador de Saúde Mental/SMS, Luis Fernando Pires, a capacitação objetiva promover espaços de diálogos, com o intuito de identificar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da rede de saúde mental e realizar ações de educação permanente com base nessas dificuldades, fomentando a discussão sobre o movimento de estruturação e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com isso, almeja-se ainda aperfeiçoar os fluxos dos processos de trabalho, bem como, promover melhor articulação entre os equipamentos que constituem a RAPS e entre os demais setores da rede de cuidados integrais em saúde.

 

Os temas que foram abordados: Reforma Psiquiátrica e o Manejo em Saúde Mental. A capacitação foi dirigida a Psicólogos que atuam em equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial do Município de Natal. 


“Esse evento faz parte do processo de Educação Permanente em Saúde (EPS), alçada como política pública em 2004, passando a ser entendida como aprendizagem baseada na problematização do processo de trabalho em saúde e tem por objetivo transformar as práticas e a organização do trabalho. Nesse sentido, assume-se a Educação Permanente em Saúde (EPS) como um importante instrumento de reflexão das práticas em saúde mental, com vistas à promoção do cuidado integral aos usuários da RAPS”, informou a Psicóloga da equipe técnica da Coordenação de Saúde Mental/SMS, Camomila Ferreira.